“No inverno deste ano, reclamávamos que não parava de chover. Passaram-se 3 meses e começamos a reclamar da seca. Será que ninguém sabe que períodos de seca ou muita chuva acontecem? Será que nossos governantes, em todas as esferas ( municipal, estadual e federal ) não sabem que podem ocorrer secas ou enchentes?

Quando eu tinha 10 anos de idade já ouvia que no Nordeste havia seca. E isto já faz muitos anos. Um pouco depois, comecei a ouvir e ver que Bagé ( e região ) sofria pelo problema da seca. E isto também faz muitos anos. 3-4 anos atrás mais de 460 municípios do RS tiveram problemas com a seca. Pergunto a você: mas afinal, o que falta então para reduzirmos os problemas das enchentes e das secas?
Eu acredito que você saiba a resposta, mas vou ajudar.

Falta vontade dos governantes deste país para estabelecerem políticas públicas que criem condições estruturais para que as cidades e as populações enfrentem com mais infraestrutura estas situações. O que está sendo feito nas cidades para limitar os efeitos da seca? Pouca coisa com certeza. Por que não penalizar quem não investiu em novas fontes de suprimentos de água nos últimos 50 ou 100 anos? E por aqui, como está?

Precisamos de soluções duradouras, investimentos públicos e/ou privados no fortalecimento de critérios mais concretos do que ideias emergenciais. Governantes que solucionem as dificuldades e não as empurrem para frente.

Quando acontece o problema, os primeiros a irem para a televisão falar e aparecer são os governantes dizendo que vão fazer isto ou aquilo, que vão cortar a água se o povo não poupar, que vão fazer estruturas para segurar as encostas dos morros, que vão fazer calçadas ou passarelas para as pessoas não mais serem atropeladas ( vejam como ainda está a curva do barracão onde morreram aqueles 3 irmãos jovens atropelados, que bela calçada NÃO tem lá, só mato ), tudo paliativo para que a população pense que agora vai. Vai nada. Normalmente, é só da boca para fora. Por que não fizeram antes? Faltou dinheiro? Quando falta dinheiro numa empresa ou em casa, o que temos que fazer? Cortar gastos desnecessários é o primeiro caminho. Por que os governos não fazem o mesmo?

Ano que vem vão ocorrer períodos de seca ou de enchente. E no outro também. Será que precisa ser muito esperto para saber que ano que vem, ou no outro isto vai voltar a acontecer? O que estamos fazendo para prevenir? Acredito que quase nada.

Portanto, a culpa não é de São Pedro (ou de São Miguel) pelas enchentes ou pela seca. Isto vai voltar a acontecer. Chega de culpar outros e, ainda mais, os Santos. Eles fazem o bem. Precisamos, isto sim, trabalhar e PLANEJAR as ações humanas para ações concretas e profundas no prevenir. Do contrário, nunca vamos solucionar estas questões. Serão precisos governantes que tenham pulso para comandar ações realmente importantes neste setor. E precisamos parar de causar danos ao meio ambiente. O resto é desculpa esfarrapada.

Será que veremos isto começar pelo menos em 2012? Ou será que ainda vamos torcer para termos sorte que não chova demais nem faça seca?
Pense nisto e sucesso”.

Esta coluna foi publicada em 24.12.2011 com o título “Secas e Enchetes: falta vontade”. Há 3 anos atrás eu já falava da falta de planejamento governamental. Nada mudou. Pergunto: os governos de SP e RJ estão se escondendo? E por aqui, como está? Onde estão os governos ?