Os cães da polícia militar na Serra Gaúcha têm trabalhado na captura de criminosos e em operações de apreensões de drogas. Em muitas operações em Bento Gonçalves e nos municípios da região, o 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT) por vezes conta com o auxílio do Canil do 12º Batalhão da Polícia Militar (12º BPM) de Caxias do Sul, o qual conta com 18 cães. As principais operações que envolveram os cães foram na busca pelos assaltantes em Cotiporã, no início do ano, e, recentemente, em Fagundes Varela. Entre os cachorros mais atuantes estão o pastor alemão Thor, de seis anos de idade, e o pastor belga de Malinois, de nome Duque.

O comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar e capitão do Quadro de Oficiais de Estado, Wagner Carvalho dos Santos, explica que, para aprenderem a capturar criminosos e localizar drogas, os cães recebem um treinamento especial de obediência, proteção e faro de entorpecentes. “A base de todo o treinamento é a obediência que consiste em condicionar o cão a obedecer a comandos básicos, como senta, deita, fica, sempre recompensado o cão com petiscos ou palavras quando ele faz o movimento correto”, disse o comandante.

Sobre a segurança dos animais, Santos ressalta que os cães do Canil do 12º BPM, possuem o colete balístico como equipamento de proteção.

Presidente da OAB de Bento diz que o Estado é negligente com a cidade

Em Bento Gonçalves, a antiga questão sobre a construção de um novo presídio volta à tona depois de constantes casos de motim coordenados pelos apenados, pela superlotação e em virtude dos frequentes pedidos de interdição da casa prisional. Sobre esta questão, Felipe Possamai diz que se trata de um assunto preocupante em nosso estado. “Não podemos esquecer a já ultrapassada questão da construção do novo Presídio Estadual em Bento Gonçalves, pois o Estado não constrói cadeias mesmo quando tem dinheiro à disposição, o que comprova o descaso e a negligência com a nossa cidade, com a perda da verba federal. Isto tudo é muito grave”, diz o presidente da OAB.

Dia Estadual do Vinho na Aurora

A Aurora, maior e mais premiada vinícola do Brasil, festeja mais um Dia Estadual do Vinho com uma programação exclusiva. Na semana das comemorações, de 24 de maio a 2 de junho, a Aurora vai promover minicursos de degustação gratuitos mediante agendamento prévio. Os minicursos serão ministrados pelos sommeliers da equipe de recepção turística, com duração de 1h30min, de segunda a sábado.

O 1º repasse da Área Azul

A prefeitura de Bento Gonçalves realizou nesta semana o primeiro repasse das verbas do estacionamento da Área Azul ao Consepro, conforme relato de seu presidente, Geraldo Leite. Pelo Projeto de Lei Ordinária aprovado em 1º de abril deste ano, o município destina  ao Fundo Municipal de Segurança Comunitária (Fumsecom) a totalidade de 21% repassado pela concessionária da Área Azul, que repassa à Fundação Consepro, que utiliza, de forma única e exclusiva, em prol da gestão da Segurança Pública.

UFRGS: uma antiga luta

A luta pela instalação da UFRGS na Serra Gaúcha, uma novela que se arrasta desde 2011, vai viver mais um capítulo no próximo dia 7 de junho, quando o vice-reitor Rui Opermann vai estar no encontro da Amesne em Nova Roma do Sul, a convite do presidente Diogo Siqueira.

Marina Silva na próxima semana

A ex-senadora da República Marina Silva será palestrante da XIV Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, na próxima sexta-feira, 24, no Parque de Eventos. Marina também vem para encontro político em seu novo partido chamado Rede Sustentabilidade.

A Saúde é um problema antigo em Bento Gonçalves, diz Scussel Neto

Durante o seu pronunciamento no plenário, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na noite da segunda-feira, 13, o vereador Moisés Scussel Neto (PMDB) disse que independente do partido político e das diferentes gestões à frente da administração municipal de Bento Gonçalves, o município carece de investimentos e de mais atenção com a Saúde há muito tempo. Segundo o vereador, “é preciso haver mais comprometimento e proatividade em relação à Saúde”, disse.

Zás-trás

  • O vereador Moacir Camerini (PT) sugeriu à Casa Legislativa aumentar de três para seis o número de requerimentos de cada vereador em cada sessão da Câmara de Vereadores. Após ter a sua proposição rejeitada, o petista disse que a Bancada do Partido dos Trabalhadores vem sendo boicotada de forma ditatorial.
  • Após visitar o deputado estadual Alexandre Postal (PMDB) solicitando apoio para que o município seja cidade-sede da Polícia Federal, o vereador Moisés Scussel Neto (PMDB) disse que vai a Porto Alegre nos próximos dias para saber mais sobre o andamento deste pedido.
  • Com a proposta de intensificar o número de adesões para garantir a criação da Rede Sustentabilidade, a ex-senadora e idealizadora do novo partido, Marina Silva, vai  estar em Caxias do Sul e Bento Gonçalves no próximo dia 24. Em Bento, ela participa como palestrante da XIV Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, no Parque de Eventos.
  • Durante a semana, mais de 300 máquinas caça-níqueis foram destruídas em Bento Gonçalves. Em uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a secretaria municipal de Meio Ambiente, o material apreendido nos últimos anos foi descartado. Peças como monitores e placas foram encaminhadas à reciclagem.
  • O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Bento Gonçalves (Stimmme), Elvio de Lima, disse a este colunista que a entidade organiza a sua tradicional Festa Junina, em sua sede campestre, no dia 6 de julho, com diversas atrações para os metalúrgicos e demais convidados. Mais detalhes: (54) 3452.2003.

Os projetos envolvem a conscientização da população sobre a separação do lixo e a recomposição da mata ciliar, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Signor, sobre o recém-lançado programa Fazendo Mais em Favor da Vida.