Arrecadação ocorre até o dia 28 de julho, em pontos distribuídos pela cidade. Podem ser doados agasalhos, cobertores, calçados, roupas infantis e cobertores para cães e gatos
Uma iniciativa para aquecer não só o corpo, mas também o coração das pessoas que mais precisam. A Campanha do Agasalho 2023 foi lançada oficialmente nesta terça-feira, 2 de maio, e segue até o dia 28 de julho no município. As doações podem ser feitas em pontos de arrecadação distribuídos pela cidade. Podem ser doados cobertores, agasalhos, calçados, roupas infantis, masculinas, femininas e cobertinhas para cães e gatos.
Em 2022, foram arrecadados mais de 40 mil peças de roupas, calçados e cobertores. Também no ano passado, foi inaugurada a Central do Agasalho. O espaço, localizado embaixo da Secretaria de Finanças, proporciona doações o ano inteiro. Além de ser um ponto fixo para pessoas que estão no Cadastro Único da Assistência Social poderem retirar as peças, o local conta com roupas de todos os tamanhos e funciona às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h. Somente neste ano já foram entregues 12 mil peças.
Conforme a primeira-dama, Cláudia Remus, a Campanha do Agasalho foi iniciada protocolarmente, entretanto, ela segue de forma contínua, em todos os meses do ano, por meio da Central do Agasalho. “Precisamos iniciar a campanha do agasalho porque a nossa central também precisa de uma renovação. Estamos com poucos agasalhos de inverno para as pessoas, poucas cobertinhas para nossos pets, e roupas de homem também em baixa quantidade. A gente reforça esse ano o pedido de roupas masculinas, de cobertores e de agasalhos de uma forma geral. Quando a gente doa qualquer coisa, quem mais recebe não é a pessoa que está ganhando a roupa, mas, sim, quem está doando. O bem-estar que nós ficamos quando conseguimos doar um pouco de nós ou um pouco do que nós temos é algo que não tem recompensa”, enfatiza.
Ela também ressalta que a doação pode ser efetivada o ano todo, por meio da Central do Agasalho. “Todas as pessoas que chegarem a Bento ou que estiverem aqui e não tiverem um agasalho para vestir, elas já tem um endereço para buscar. Montamos o nosso querido espaço, no ano passado, com muito carinho e parcerias. Completamos um ano de sucesso, e sucesso é a gente poder auxiliar e tirar o frio de alguém”, comenta.
Por isso, ela faz um apelo para toda a comunidade. “Faça aquela limpeza no armário, retire algumas peças que não usou no último ano e doe nos pontos de arrecadação, que são os tradicionais, em todas as entidades, órgãos da prefeitura, grandes mercados. Quem não conseguir fazer as doações nos pontos de coleta, pode contatar o gabinete da primeira-dama que poderemos auxiliar”, esclarece.
Segundo o prefeito, Diogo Siqueira, apesar de a campanha ser feita o ano todo, é no período mais frio que ela é mais enfatizada. “É um ato simbólico e é importante a gente bater nesse ponto. Começa o inverno, a gente faz uma arrecadação o maior possível de agasalho para poder distribuir à nossa população em vulnerabilidade. Todo mundo sempre tem alguma coisa que pode doar para quem mais precisa e quem está no dia a dia sabe o quanto isso é importante. Tem muitas famílias que realmente precisam. A gente está aqui para agradecer a todos pelo empenho e tenho certeza que iremos fazer uma bela arrecadação, pois são vários parceiros que estarão envolvidos. Parabéns a todos que estão fazendo esse trabalho no dia a dia. Tenho certeza que vai ser muito bonito”, salienta.
Os pontos de doação estarão identificados com caixas da Campanha e serão divulgados nos próximos dias.
Foto: Cleunice Pellenz