Evento, organizado pela Monitora Bento Brasil, reúne órgãos de segurança e profissionais do setor de ensino de Bento Gonçalves e região

Estiveram em visita à sede do Jornal Semanário nesta terça-feira, 2 de maio, os representantes da Comissão Organizadora do Primeiro Encontro para Proteção Escolar de Bento Gonçalves e região, Bruna Flech, marketing da Monitora Bento Brasil e José de Araújo Gaspari, consultor empresarial. Na oportunidade, foram recebidos por Henrique Antônio Frâncio, onde falaram sobre o evento que ocorre neste sábado, dia 6, na Fundação Casa das Artes.

Jornal Semanário – Quais os motivos que levaram a realização do evento?
José de Araújo Gaspari – O tema vem sendo muito debatido, entretanto na empresa, nós continuamos recebendo muitas perguntas de proprietários, diretores, gestores e professores sobre como saber se o que temos feito é suficiente para nos proteger. Pensamos muito sobre o assunto e por uma sugestão interna encontramos neste evento uma resposta que pode atender à tantas perguntas. Foi assim que nasceu o que foi denominado Primeiro Encontro de Proteção Escolar de Bento Gonçalves. Depois, como atendemos toda a região, achamos que seria muito justo inseri-los nesta iniciativa.

JS – O que será tratado neste encontro?
JAG – Vamos começar fazendo uma breve explanação sobre o que já está sendo feito pelos órgãos públicos responsáveis pela segurança, e para isso contamos com o apoio de autoridades em nível municipal e estadual. Depois vamos trabalhar aquilo que entendemos serem fatores de altíssima importância na gestão dos riscos vinculados a proteção das pessoas em escolas.

JS- Como será feito isso?
JAG – Metodologicamente, além do que já está sendo feito pelos órgãos públicos, é preciso avaliar também outros fatores que fragilizam os educandários e que potencializam os riscos e que podem não estar presentes sob o ponto de vista da proteção; assim é preciso mapear, identificar, avaliar e criar um plano interno para cada escola. Já se comprovou que quando a escola não está protegida adequadamente, observados os devidos limites da legalidade e da suportabilidade, os crimes acontecem com mais facilidade e os impactos podem ser catastróficos, e isso precisa mudar. Nosso plano é demonstrar o que deve ser feito para que cada escola tenha mais informações e assim priorize suas ações.

JS – Como está organizado o evento?
Bruna Flech – O evento foi organizado e será realizado neste sábado, dia 6 de maio, na Casa das Artes em Bento Gonçalves. O início está previsto para às 9h, terminando às 12h, sendo, entretanto, necessário chegar às 8h para credenciamento.

JS – Quem pode participar ?
BF – Este evento foi organizado para responder em massa as perguntas que chegaram até nós e assim, proprietários, gestores, diretores, professores e demais integrantes e interessados na redução de riscos em escolas públicas e particulares podem se inscrever e participar, tanto de escolas de Bento Gonçalves quanto da nossa região.

JS – Como e até quando vão as inscrições?
BF – As inscrições podem ser feitas pelo fone (54) 2521-2211, ou pelo e-mail: [email protected], até a próxima quinta-feira, dia 4, no horário comercial. Como são muitas inscrições, basta dizer o seu nome completo, nome da escola, município e número do contato WhatsApp. Em seguida enviaremos uma mensagem de confirmação da inscrição.

JS – Qual é o custo da inscrição?
BF – Este é um evento beneficente e é totalmente gratuito. Fica aqui então o convite para a participação do público referido, lembrando que o número de participantes, por conta do espaço, é limitado.

Serviço

Quando: 6 de maio
8h: Credenciamento
9h: Palestra das autoridades especializadas
10h: intervalo
10h30min: Trabalho integrado à gestão de riscos escolares
12h: Encerramento

Local: Casa das Artes
Fone: (54) 2521-2221
Serão fornecidos certificados para as escolas e aos participantes do evento

Foto: Cláudia Debona