No último final de semana, nos dias 27 e 28, a igreja Assembleia de Deus realizou um evento em alusão aos 65 anos de existência da instituição em Bento Gonçalves. Os momentos de celebração ocorreram na Fundaparque e foram divididos entre a noite de sábado, manhã e noite de domingo.

Totalizando quase cinco mil pessoas nas três ocasiões, o pastor de Adolescentes e Jovens e líder do Departamento de Comunicação, Willames Tenório Costa, afirma que, além da sede, há mais 18 congregações que são pontos de culto no município, além de campos missionários em Santa Tereza, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira. “A igreja também tem trabalhos na África, sustentamos e ajudamos três missionários lá. Na Bolívia, também tem os urbanos que atuam nas cidades, somos uma igreja missional”, explica.

Pastor Abrelino Paulino Dinarte, pioneiro da igreja na Capital do Vinho, junto ao neto Marcos Dinarte

Além disso, o pastor pontua que a Assembleia gosta de ser lembrada como uma igreja que valoriza o relacionamento familiar. “Cremos na fraternidade, no amor de Jesus e que a unidade se dá, primeiramente, na família. Temos trabalho com casais, queremos que as famílias estejam estruturadas, por serem a célula mater da sociedade”, destaca.

Segundo Costa, os pontos altos do evento iniciaram logo no cerimonial de abertura. “Com a entrada das bandeiras trazidas pelos nossos pioneiros, foi um ápice, eles foram ovacionados. O pastor Abrelino Paulino Dinarte e a irmã Naurelina de Farias Borges, quando entraram, todos aplaudiram de pé, celebrando a Deus pela vida deles”, lembra.

Outro momento marcante foi a presença de uma dupla de renome nacional no mundo gospel, a “Canção e Louvor”. “Eles são do Pernambuco e também foram responsáveis de ter esse grande número de pessoas, porque são muito conhecidos no nosso meio. Também teve a presença do pastor Erivaldo de Jesus, ele é o comentarista da chamada Bíblia do Pregador Pentecostal”, destaca. Um coral cristão de haitianos, que cantou em francês, também emocionou quem esteve no local.

Ademais, a presença do pastor presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas e Pastores da Assembléia de Deus no Estado do Rio Grande do Sul (Ciepadergs), José Martins do Amarante e de sua esposa, Isabel Sanabria do Amarante, impactou os presentes. “É autoridade máxima da igreja no estado, foi muito bom, mostra a importância do evento”, ressalta.

Autoridades do município, como o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira e o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, também marcaram presença. “A grande maioria das pessoas que estavam no evento são munícipes, contribuintes, que trabalham em Bento, que têm as suas vidas aqui, seus filhos nas escolas, transitam por nossa cidade, é uma parcela de representatividade muito interessante. O prefeito esteve em dois dias, no sábado de noite e domingo pela manhã. A igreja é uma parceira do município e queremos que ele vá bem, porque somos representantes de Deus na terra, nos consideramos discípulos de Cristo, e quem é discípulo faz o que Jesus fazia, que era curar, tratar bem, amar, cultivar a fraternidade, o respeito. Essa é a nossa missão como igreja”, salienta Costa.

Para os mais de dois mil membros da igreja de Bento Gonçalves, a comemoração na Fundaparque foi de extrema importância. “Pudemos viver esse momento, adorar a Deus, ser muito gratos pelos 65 anos, mas também entender a responsabilidade que nós, que estamos nas lideranças atuais, temos nas nossas mãos que é continuar essa história que começou”, conclui o pastor.

Fotos: Mirian Marinho