O número de brasileiros acima de 18 anos, que já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 alcançou a marca de 90%, conforme apontou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 2 de novembro. Até o momento, das 177 milhões de pessoas aptas a receberem a vacina, 159,3 milhões tomaram a primeira dose.

Segundo a pasta, mais de 372,5 milhões de doses já foram distribuídas nos 26 estados e Distrito Federal desde o início da pandemia. As informações mostram ainda que pelo menos 79,03% dos imunizados já completaram o esquema vacinal com a segunda dose.

A eficácia da vacina vem sendo comprovada com a queda de índices importantes, como é o caso do número de mortes provocadas pela covid-19. Desde o pico da pandemia, registrado em 19 de abril, a queda da média de óbitos no Brasil chega a 92,57%.

Em Bento Gonçalves, os índices de infecção, internação e de mortes provocadas pela pandemia de covid-19 caíram mais de 80%, conforme apontam os dados divulgados pelo Setor de Epidemiologia e a Coordenação de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Os números fazem parte de um levantamento feito até o dia 25 de novembro e mostram a tendência de queda se acentuar, conforme avança a vacinação na cidade.

De acordo com os dados, casos de infecção tiveram 82,1% de queda, enquanto os de internação chegaram a reduzir 86,8% e o de mortes 84%. Segundo a SMS, o levantamento mostra que quanto maior o número de imunizados, a redução dos índices foi aumentando mensalmente, principalmente, a partir do mês de julho, quando a cobertura vacinal com a primeira dose das vacinas contra o coronavírus haviam atingido 60,7% e a segunda dose 27%.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebbom / Agência Brasil