Eletrodomésticos, vestuário e eletroeletrônicos são as principais intenções de compra dos consumidores

Com a chegada do final do ano, recebimento do 13º salário para quem trabalha em regime CLT, férias, amigos secretos e presentes de Natal para família e amigos, o comércio costuma começar a se preparar com boas expectativas de vendas. Com a pandemia o cenário teve algumas mudanças, mas neste 2021, com mais esperança.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), Marcos Carbone, afirma que o período atual, com as festividades natalinas, é o principal indutor de vendas para o comércio. “Sobretudo pelo hábito que as pessoas têm de presentear, e pelo rendimento extra que os consumidores recebem por meio do 13º salário – são fatores que fomentam o aumento das vendas no varejo. A expectativa é otimista para 2021, visto que temos um cenário mais favorável, com o avanço da campanha da imunização e estabilização da pandemia, e reaquecimento econômico”, destaca.

Para Carbone, esse contexto deverá ter reflexo nas vendas para o comércio, com projeção de crescimento no comparativo com relação aos resultados de 2020. “No setor, a percepção é a mesma, prova disso é que boa parte dos lojistas já está trabalhando na renovação de mix de produtos para ofertar aos clientes e organização de campanhas promocionais com condições de venda facilitadas”, realça.

Para contribuir com o fomento às vendas, a CDL realiza a campanha “Bento Natal Premiado. “Com o sorteio de 10 vale-compras de R$ 1 mil, 20 vales de R$ 500 e 50 vales de R$ 200. No total, são 80 prêmios, que totalizam R$ 30 mil. O sorteio será no dia 24 de dezembro, às 11h, na Via del Vino, com a entrega dos vouchers – que podem ser descontados exclusivamente nas lojas participantes da campanha. Assim, os consumidores bento-gonçalvenses ganham um incentivo extra para fazer as compras de final de ano no comércio local”, salienta.

O presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, afirma que segundo pesquisa da Fecomércio-RS, as vendas deverão manter os valores de 2020, de forma nominal. “52% dos entrevistados irão adquirir, em média, quatro presentes e o gasto médio por pessoa será de R$ 148, sempre levando em consideração o fator preço, como determinante para a decisão de compra”, frisa.

Para Amadio, considerando que a inflação atingiu a casa de dois dígitos, haverá, se considerar o impacto inflacionário, real aumento de vendas. “Será um crescimento que suprirá a perda de valor do nosso dinheiro”, sublinha.
Para economizar, muitos consumidores optaram por comprar na Black Friday presentes mais em conta, antecipando as compras natalinas. “A terminologia de vendas de Natal está sendo definida como venda de final de ano, juntando as duas datas comemorativas. Quem planeja e acompanha a variação dos preços desde novembro, e levando em consideração o valor da compra, pode ter grandes ganhos com essa antecipação”, garante.

O presidente do Sindilojas menciona também que, analisando esse movimento de antecipação das compras, os comerciantes reduzem as suas. “Se comparado a anos anteriores, apostam mais em produtos de baixo valor. Os produtos preferidos apontados pela pesquisa são eletrodomésticos com 37% das intenções, seguido pelo vestuário, 22% e eletroeletrônicos com 18%”, pontua.

Comércio está preparado

O diretor da Rumo Certo, Evandro Michelon, afirma que a expectativa da loja de artigos para casa é boa, e que esse ano deve superar 2020. Ele também acredita que nem todo mundo antecipou as compras na Black Friday. “Uma parte comprou sim, mas em relação aos presentes, o fluxo maior de venda é a segunda semana de dezembro”, esclarece.
Michelon salienta que o local está com estoque cheio de novidades e com equipe completa para atendimento. “O valor gasto em presentes varia de R$ 100 a R$ 500. Os itens mais vendidos são para compor as mesas para as festas de final de ano, utilidades para casas no litoral ou interior e vários tipos de presente de Natal”, relata.

O sócio-proprietário da loja O Boticário de Bento, Leonardo Carboni, afirma que a empresa espera um crescimento pequeno se comparado ao ano passado, de 5% a 6%, retornando aos patamares de 2019. “No acumulado do ano contamos com um crescimento de 12% em relação a 2020”, revela.

Sobre a Black Friday, Carboni afirma que a Beauty Week realizada pela loja sempre antecipa alguns presentes de Natal, mas nada que prejudique a performance de dezembro. “Já contamos com essa data há alguns anos, portanto, o impacto já está quantificado no somatório dos meses”, sustenta.

O empresário indica que o estoque já está praticamente preparado para todo mês. “Alguns itens mais pontuais serão reforçados durante as próximas duas semanas para suprir o Natal, que historicamente tem seu principal movimento na semana que antecede o dia 25. Temos um lançamento importante masculino neste mês”, aponta.

O ticket médio em dezembro, segundo Carboni, gira em torno de R$ 135. “Ao mesmo tempo que temos uma data forte para presentear pessoas especiais, temos muitos eventos como amigo secreto, lembranças de empresas, amigos mais distantes, que acabam tendo um custo um pouco menor”, exemplifica.

Foto: Thamires Bispo