Cinco missas vão acontecer durante todo o dia, dentre elas, celebração campal às 15h, realizada pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon

A 144ª Festa de Santo Antônio se aproxima, com o lema “Como Santo Antônio, fala com sabedoria, ensina com amor”. Na segunda-feira, 13 de junho, o feriado municipal se une à festa religiosa mais antiga da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.

Logo no início do dia, às 6h, está programada a alvorada festiva, com o toque dos sinos da Igreja. No decorrer da data festiva, diversas celebrações serão realizadas, dentre elas missas às 7h, 8h30min, 10h, 15h e 18h. Às 15h, a missa será campal, ou seja, a céu aberto, e presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon. Na sequência, haverá procissão pelo centro da cidade. Já às 18h, a missa será em ação de graças e também marcará a apresentação dos casais festeiros de 2023.

Às 12h, no Salão Paroquial, haverá o almoço festivo. As vendas dos ingressos foram finalizadas na quinta-feira, 9 de junho. O cardápio terá sopa de capeletti, lesso, piem, suíno, churrasco, frango, saladas, maionese e pão, além de vinho, refrigerante de garrafa, água e sagu com creme.

De acordo com o padre Volmir Comparin, a Festa de Santo Antônio é uma festa popular. “Nos encontramos por causa da fé. Nosso primeiro grande objetivo é renovar o compromisso com esse santo, que há mais de 144 anos está presente em nosso município. Está no coração das pessoas, o patrono de Bento tem que ser valorizado”, acredita.

Conforme Comparim, a trezena será realizada até domingo, 12, em preparação para a festa onde, acima de tudo, o objetivo é assumir compromisso de os participantes tornarem-se pessoas melhores. “Queremos que seja uma festa também de confraternização, então os encontros, o almoço festivo, a procissão, todos esses momentos, que seja de nos reencontrarmos, de esperança pós-pandemia, para renovar nossos laços, nossa amizade, e o carinho pelo povo bento-gonçalvense. Que todos sejam bem vindos e que possamos fazer uma festa digna, nos preparando para a de número 145”, realça.

A coordernadora dos festeiros, Mônica Bandeira Bianchi, afirma que os organizadores do evento estão com o coração repleto de gratidão, porque essa edição representa um feliz reencontro. “Estamos com as igrejas cheias, as comunidades que prontamente nos receberam e acolheram Santo Antônio. O que nos deixa mais felizes, gratos, é ver a devoção do povo de Bento Gonçalves pelo nosso padroeiro. Nossos eventos sempre lotados, a comunidade nos prestigiando, vivenciando esses momentos conosco. As expectativas são as melhores para o dia 13, a previsão do tempo está favorável, a comunidade estará presente conosco, haverá surpresas para os nossos devotos, bênçãos”, comemora.

Mônica pondera que foram meses de trabalho, desde setembro de 2021. Além disso, ela relata que ao receber o convite para ser coordenadora dos festeiros ficou assustada pelo tamanho da responsabilidade. “Mas quando a gente olha para o lado e vê a equipe que está conosco, nossa equipe de festeiros extraordinária, Santo Antônio soube inspirar muito bem nossos padrinhos. Temos um time fantástico que abraçou a causa, todos com seu talento, com sua missão nesse projeto. Me sinto grata e realizada por fazer parte de uma equipe tão especial em prol de um projeto tão grandioso. Foram calorosas as visitas nas nossas escolas, surpreendente a atenção, envolvimento, interesse por parte das nossas crianças, para conhecer mais a história do nosso padroeiro. Gratidão é a palavra que define esse momento, pelo apoio e devoção. Convidamos toda a comunidade a participar”, finaliza.

Sobre o lucro da festa, ainda não há estimativa, pois depende do dia 13 de agosto, quando será o fim da venda da ação entre amigos, com sorteio. A assessoria de comunicação da Paróquia afirma que os valores são investidos em trabalhos de evangelização e, sobretudo, para a organização e manutenção dos espaços geridos pela Santo Antônio, além da construção de novas igrejas em bairros do município.

A equipe de festeiros da 144ª Festa de Santo Antônio é composta pelos casais: Adriane de Assis e Adilson Boch, Claudete Nichetti Gnoatto e Délcio Gnoatto, Carla R. Da Ré Trivelin e José A. Trivelin, Eliana Ruiz Petroli e Moisés Petroli, Márcia Menegotto Rachele e Valério Antônio Rachele e Mônica Bandeira Banchi e Cleiton Bianchi. Os festeiros jovens desta edição são Camille Turatto Spolt e Alexandro Zorzi, Fernanda Luzzi e Ezequiel Candido, Letícia Arsego e Diogo Dameda Portalupi.

Já a Equipe Paroquial Santo Antônio é composta pelo pároco, padre Volmir Comparin, pelos vigários paroquiais, padres João Roberto Masiero e Luís Carlos Conci, pelas Irmãs Pastorinhas, Lídia Villani, Maria Lourdes Motter e Vergínia Fabbro. Também compõe a equipe, o seminarista Gabriel Guilherme Frigo, que está realizando seu estágio pastoral na Paróquia.

Doe para quem precisa

Os fiéis e devotos de Santo Antônio também poderão manifestar sua solidariedade: haverá campanha de coleta de alimentos não perecíveis para a Casa Pão dos Pobres da Paróquia. As doações podem ser entregues às equipes de voluntários nas missas do dia 13 de junho.

Foto: Cleunice Pellenz