Nos primeiros 90 minutos da decisão, o Ypiranga saiu de campo vitorioso. Em jogo na noite desta quinta-feira, 16, o Esportivo saiu na frente com gol de Nena, porém, após os 30 minutos da etapa final, o Canarinho cresceu no jogo, empatou com através de um pênalti e nos acréscimos virou o placar para 2 a 1. Com isso, pode empatar no jogo de volta para ficar com o título da Divisão de Acesso.

O primeiro tempo foi de poucas emoções. O Esportivo chegou primeiro em uma bola parada na qual, Cleiton desviou e Nunes, quase marcou. Os donos da casa responderam na sequência com Ronaldinho Gramadense, que mesmo da intermediária arriscou e acertou o travessão do goleiro Jônatas. E aos 25 minutos, Athos arriscou da entrada da área e a bola passou muito perto do gol defendido pelo experiente Carlão.

Na etapa complementar, o Ypiranga mantinha mais a bola no ataque, mas não conseguia espaço finalizar. Já o Esportivo, aos 14 minutos teve a oportunidade e não desperdiçou. Após cobrança de falta de Xaró, Leo Kanu dividiu com Jonas e a bola sobrou para Nena, que de cabeça jogou para as redes: 1 a 0 Esportivo.

O jogo ficou nervoso, mas o Alviazul conseguia controlar as ações do adversário. Porém, aos 30 minutos, Nuno, da entrada da área finalizou, Cleiton se atirou e a bola, de acordo com o árbitro, pegou no braço do defensor: pênalti.  Após quase dois minutos de paralisação por reclamação, o capitão e experiente Fidélis cobrou e venceu o goleiro Jonatas, que acertou o canto, para deixar tudo igual: 1 a 1.

O gol animou o Canarinho que com João Victor, quase virou o jogo.  Mas aos 47 minutos, Marcinho ganhou de Gullithy, avançou e cruzou para o meio da área onde estava Nuno, que com o gol vazio fez: 2 a 1 Ypiranga.  O Esportivo cobrou falta da arbitragem, mas nada foi marcado.

Ficha Técnica

Ypiranga (2): Carlão; Patrick, Léo Kanu, Klein, Guilherme (Marcinho); Fidélis, Joãozinho (João Victor), Ronaldinho Gramadense (Tsumita), Flávio Paulino; Lima e Marco Antônio

Esportivo (1): Jonatas; Jonas, Cleiton, Gullithy; Bovi, Nunes, Robert, Athos (Diego Torres), Xaro (Kremmer), Toni JR (Vinicius) e Nena