Equipe de Carlos Barbosa precisou superar adversárias de Porto Alegre e Santa Maria para levar conquista à Serra Gaúcha

O futebol americano vem desenvolvendo seu espaço dentro do cenário competitivo de esportes no Rio Grande do Sul e, consequentemente, na Serra Gaúcha. Na região serrana, o Ximangos, de Carlos Barbosa, se apresenta com a categoria Masculina e Flag Feminino, que recentemente contribuiu para a ascensão do futebol americano na Serra com a conquista do título inédito do Campeonato Gaúcho.  As meninas do time precisaram superas duas fortes equipes na última etapa, no domingo, 29 de maio, para gravar o nome do Ximangos na história do desporto.

A versão Flag do futebol americano possui o mesmo objetivo, que é avançar com a bola pelo território adversário, até alcançar a zona final para marcar pontos, ou touchdowns, como são chamados. A diferença está na marcação, pois nessa categoria, não há choques físicos e força bruta, geralmente utilizada pelos bloqueadores. A equipe barbosense, que existe desde 2012, participou da competição gaúcha em 2018, 2019 e 2022, com as gurias de Carlos Barbosa, Garibaldi e Barão.

Decisão no último confronto

Na primeira etapa do Campeonato Gaúcho, o Ximangos saiu com uma vitória de 51 a 0 contra o Erechim Coroados e uma derrota de 26 a 6 para o Desterro Atlantis. Por conta disso, caso ainda quisessem o título, as meninas precisariam de duas vitórias nas duas últimas partidas que formavam a última etapa. A pressão era grande, pois uma derrota colocaria a conquista de lado.

No domingo, em Cachoeirinha, o primeiro jogo foi contra o Lions, de Porto Alegre, que foi superado pelo placar de 45 a 12, com seis touchdowns marcados. O último confronto ficou definido contra a Santa Maria Soldiers, atual campeã da competição. Apesar do desafio, o Ximangos obteve uma sólida vitória de 20 a 6 para garantir a taça inédita para Carlos Barbosa.