Até o dia 31 de janeiro, a Fundação Casa das Artes sedia a exposição “Xilogravuras de Xico Stockinger”, em homenagem ao centenário de nascimento do artista. As obras, originalmente impressas de 1956 a 1960 e reeditadas entre 2008 e 2009, estão tombadas na Pinacoteca Aldo Locatelli desde 2012, a partir de uma doação do MARGS. Além da importante obra em escultura, representada por guerreiros em ferro e madeira, gabirus e a figura feminina magrinha, a xilogravura tem grande destaque em sua carreira, que utiliza a madeira como matriz, possibilitando sucessivas impressões (como um carimbo) sobre o papel.
A mostra tem a curadoria do artista visual e gestor cultural, André Venzon, destacando que Stockinger (Áustria, 1919 – Porto Alegre, 2009) foi um criador imerso na modernidade, experimentou múltiplas facetas formais e técnicas, partindo da caricatura até chegar à escultura, passando pelo desenho e pela gravura.
Para Artur Lopes, sócio da Cia do Micro e apreciador da obra do artista, as impressões são diversas. “Percebi o drama humano. Não apenas o drama escancarado em sua aspereza bruta. Pelo contrário, o artista empresta uma suavidade poética a esta tragédia que é a vida retratada por ele. Ainda: aponta subterfúgios atenuantes de tais dores”, frisa.
Lopes complementa. “Com estas obras, está feita a denúncia da dor de um mundo pós-guerra, mundo que extermina, mata, destrói. Mundo, este, que precisa de uma leitura moderna que o denuncie, mas que sobre tudo: transcenda o cartesianismo que o fundou. Fica evidente que por mais que tenhamos ganho com todos os avanços técnicos, estes não foram suficientes para estabelecer um equilíbrio harmônico entre os viventes. Será que Stockinger está nos convidando para que percebamos mais? Aprecie”, esclarece.
A exposição “Xilogravuras de Xico Stockinger” é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves por meio da Secretaria de Cultura, do Sistema Fecomércio – RS/SESC, do Instituto Estadual de Artes Visuais e da Fundação Casa das Artes.

Serviço

O que: Exposição “Xilogravuras de Xico Stockinger”

Quando: até 31 de Janeiro de segunda a sexta, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h45min

Onde: Fundação Casa das Artes (Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto)

Valor: Entrada franca