O aplicativo de mensagens WhatsApp lançou nesta segunda-feira, 15, recurso que permite o usuário realizar transferências em dinheiro e fazer compras em estabelecimentos. No Brasil, a nova ferramenta estará disponível apenas para clientes de três estabelecimentos bancários, nas bandeiras Visa e Mastercard.

De acordo com o WhatsApp, as transações estão disponíveis para clientes do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Elas serão processadas pela Cielo e não há previsão de custos para consumidores e pessoas físicas. Já as empresas terão de arcar com uma taxa por transação recebida.

A expectativa é de que mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas utilizem a nova ferramenta. Em comunicado o WhatsApp garante que a nova plataforma deverá gerar mais oportunidades de crescimento para os estabelecimentos comerciais que aderirem a plataforma. “Com o recurso de pagamentos no WhatsApp, além de ver os produtos no catálogo, os clientes também poderão fazer o pagamento do produto escolhido sem sair do WhatsApp”, garante o comunicado.

O usuário que pretende utilizar a plataforma precisa realizar o cadastro do seu cartão de crédito e débito na plataforma Facebook Pay e cadastrar uma senha numérica de seis dígitos. Há possibilidade de utilização da biometria e reconhecimento facial para autorização das transações. Para receber o dinheiro, o contato precisa estar cadastrado no Facebook Pay.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / Divulgação