Que os ovos de páscoa andam muito caros este ano não é novidade. Pensando nisso, cibercriminosos se aproveitam para fazer vítimas no WhatsApp. De acordo com a PSafe, empresa especializada em segurança digital, seu laboratório DFNDR Lab impediu o acesso de mais de 300 mil usuários à promoção falsa apenas nas últimas 24 horas. Para isso, os criminosos prometem vouchers de até R$ 800 para compra de chocolates durante o período festivo.

Para facilitar o convencimento das vítimas, o golpe faz perguntas do tipo: “o coelho da Páscoa simboliza o quê?” e “que país festeja a Páscoa com as pessoas fazendo guerra de ovos, em vez de comer os de chocolate?”.

Assim que o usuário responde as perguntas e aceita o suposto voucher, estará autorizando o recebimento de notificações de hackers no seu celular. A vítima poderá, num futuro, ser incluída em um serviço pago de SMS ou tendo seu cartão de crédito usado por criminosos.

Golpes pelo Facebook também estão ocorrendo. Na rede social, páginas falsas imitam lojas varejistas famosas e oferecem promoções mentirosas para ludibriar consumidores.