Vivemos em uma democracia e o voto talvez seja a maior expressão dessa realidade. É a nossa voz, o nosso anseio de ser um país melhor que será registrado nas urnas neste domingo, dia 5 de outubro. Muitos eleitores adotam uma postura descompromissada a respeito do exercício da cidadania quando se fala em eleições. Seja porque vota nulo ou branco, por não acreditar nas promessas de nenhum político, ou porque votam sem procurar conhecer a fundo seus candidatos e seus projetos ou até mesmo acabam votando em qualquer um por julgar que todos sejam iguais.

É sabido que a sociedade está descrente perante o cenário político brasileiro. Não é para menos. Somos surpreendidos todos os dias por diferentes casos de corrupção, CPIs sendo criadas constantemente, julgamentos sendo realizados a cada dia e promessas não cumpridas. Estes fatos são tão frequentes que o brasileiro acaba se desligando deste momento tão importante para o país.

Muitos eleitores votam porque é obrigatório e nem mesmo se lembram em quem votaram nas últimas eleições. Muitas vezes o eleitor pensa que o seu voto não vai fazer diferença alguma, uma vez que existem ainda mais alguns milhões de votos, fazendo com que ele tenha certo descaso na votação. Isso é um grande engano. É nesse momento, o que antecede as eleições, que devemos procurar saber realmente as intenções de cada um dos candidatos e o passado de cada um. O nosso voto, de forma individual, faz sim muita diferença, e é a melhor arma para mudarmos o cenário descrente que encontramos hoje.

Outro ponto muito importante é, depois das eleições, acompanhar o trabalho desenvolvido por cada político, independente da esfera que ele ocupe. Seja acompanhando pela internet, enviando e-mail ou carta, é fundamental saber como está o trabalho dos eleitos e fazer cobranças se for necessário. Todos temos o direito de saber como cada eleito está trabalhando e se as promessas de campanha estão de fato sendo realizadas.

“O nosso voto, de forma individual, faz sim muita diferença, e é a melhor arma para mudarmos o cenário descrente que encontramos hoje”.

Não desperdice seu voto. Escolha, analise, pesquise. Esse é o momento de decidirmos o que está certo e o que precisa melhorar. Não se deixe influenciar por outras pessoas, ou até mesmo pelas pesquisas. Pense e escolha aqueles que você acha que melhor conduzirão o cargo a ser ocupado. O momento é agora. As eleições vão passar e precisamos nos assegurar que teremos bons políticos governando. Afinal, tanto o salário (alto, diga-se de passagem) que eles recebem, quanto o dinheiro que eles utilizam para a concretização de qualquer projeto, provém do pagamento dos impostos. Ou seja, é o nosso dinheiro que está sendo usado. E nós é que temos o poder de definir se está sendo bem ou mal empregado. Reflita e conclua você mesmo o quão importante você é neste momento para o nosso País.