Um ato de amor e solidariedade ao próximo. É assim que podemos chamar a ação liderada pelo Grupo de Humanização do Hospital Tacchini e a Parceiros Voluntários que, juntos, produzem biscoitos natalinos artesanais, que serão entregues aos pacientes internados na casa de saúde bento-gonçalvense. A intenção é que nos dias 24 e 25 de dezembro, os produtos sejam distribuídos àqueles que não possuem restrição alimentar, e possam marcar a data do nascimento de Cristo.

De acordo com as informações, foram produzidos, aproximadamente, 600 biscoitos. O trabalho, que é realizado desde o início de dezembro, e segue um cronograma, é formado por pequenas equipes, visando a manutenção do distanciamento controlado. Os participantes se reúnem na sede da Ação Social São Roque, no bairro que leva o mesmo nome. Lá ocorre a produção e confecção dos alimentos. Os ingredientes foram doados pelos voluntários, enquanto o Hospital Tacchini disponibilizou os materiais para a decoração.

Conforme a coordenador do Grupo, Marieni Pizzato, a pandemia obrigou os voluntários a buscar novas ideias para não deixar que a data passasse despercebida, principalmente, para aquelas pessoas que terão de ficar internadas na casa de saúde durante as festividades natalinas. “Nossas ações sempre foram muito presenciais. Em função do coronavírus, não teremos uma série de ações que costumávamos fazer durante a época de Natal, mas continuamos tentando dar nossa contribuição”, explica.

Outra integrante da ação solidária e coordenadora da ONG Parceiros Voluntários, Angélica Somensi, disse que a ideia em produzir os biscoitos partiu após conversas com os grupos envolvidos. “Eu fiz o curso de produção de bolachas pensando em distribuir para algumas comunidades. Alguns dias depois, a equipe de humanização do hospital nos procurou e as ideias casaram. Poder contribuir de alguma forma nesse momento tão complicado enche nossos corações de alegria”, comenta.

Fotos: Alexandre Brusa / Hospital Tacchini