A espera da população pelo retorno da La Fontana, o Chafariz do Vinho, está chegando fim. Durante cerca de um mês, as obras de reinstalação do monumento permaneceram cercadas por tapumes. A estrutura, inclusive, já demonstra o anseio da população em ter de volta “o chafariz que jorra vinho”. Em ação promovida pela prefeitura, a comunidade pode se manifestar nos tapumes, completando a frase “Com o chafariz, a cidade fica”.

Agora, moradores e turistas estão convidados para a festa de inauguração da obra. Marcada para o dia 11 de outubro, quando Bento Gonçalves completa 125 anos, a comemoração será no estilo filó italiano, resgatando os costumes dos antepassados. Degustação de vinhos, suco de uva, produtos colônias, além de apresentações artísticas e jogos estão entre as atrações, que serão realizadas na praça Via Del Vino.

Para o prefeito Guilherme Pasin a volta do chafariz significa devolver à população um dos principais símbolos de sua identidade. “Desde que a La Fontana foi removida a população manifestava seu desejo de que o chafariz retornasse. Como vimos inclusive nas manifestações nos tapumes que cercam a obra, ele deixava a cidade ‘mais bonita’, ‘mais encantadora’, tanto para os moradores quanto para os turistas que recordam de Bento Gonçalves como ‘a cidade que tem um chafariz que jorra vinho’. O monumento simboliza nossa história, nossos valores, nossa cultura, o que reforça a nossa identidade”, complementa.

As obras de reinstalação foram feitas por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM) e da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (SMVOP). A ação é uma das etapas da revitalização da Via Del Vino.

A La Fontana
A La Fontana, conhecida como Chafariz de Vinho, foi por muitos anos uma das referências turísticas da cidade de Bento Gonçalves. A La Fontana foi construída em 1990 em frente ao Palácio Municipal, onde funciona a prefeitura. A construção da fonte foi feita com retalhos de pedras, imitando as taipas construídas pelos imigrantes italianos que colonizaram a região. As taipas eram muros formados por empilhamento das pedras encontradas nas terras ocupadas pelos colonizadores. A ideia do chafariz do vinho é citada até mesmo em um poema de Maria Borges Frota em 1967.

Anos mais tarde, o poema ganhou melodia e se tornou o hino da capital brasileira do vinho, sem a poetisa, no entanto imaginar, que 23 anos mais tarde o vinho viria a jorrar de fato em cascatas reais nas ruas de Bento Gonçalves. “Bento Gonçalves querida, bordada de parreirais, onde o vinho borbulhante, jorra, jorra em cascatas reais”. A rua em frente ao chafariz é a popular “Via del Vino”, uma referência a presença da Casa do Vinho a ao chafariz. Atualmente, essa rua é o coração comercial da cidade.