A blitz educativa de abertura da Semana do Trânsito em Bento Gonçalves foi cancelada por causa da chuva. O evento estava marcado para às 10h desta sexta-feira, 18, em frente ao Corpo de Bombeiros, na avenida Osvaldo Aranha. Uma nova data será agendada, de acordo com as condições do clima. Para esta atividade, os organizadores vão contar com a participação de agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), distribuição de panfletos pelo SEST/SENAT e de mudas de árvores e flores pela equipe do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM), além dos agentes de trânsito mirins da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Goretti e da mascote do DMT, o “Azulito”. As demais atividades programadas para esta sexta-feira também foram canceladas, com exceção da Operação Balada Segura, que deverá acontecer a partir das 22h30, em local a ser definido.

A Semana do Trânsito é uma realização Prefeitura de Bento Gonçalves por meio da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU). A programação vai até dia 25 de setembro. O tema deste ano é “Seja Você a Mudança” e tem o objetivo de promover a mudança de comportamento de condutores e pedestres através de atividades de conscientização, apostando ainda no público estudantil, através de palestras nas escolas. Além das blitze educativas, a Semana do Trânsito terá ainda distribuição de panfletos informativos e instalação de placas de sinalização, entre outras atividades.

De acordo com o secretário Mauro Moro, o resultado da política municipal de prevenção e conscientização sobre acidentes está nas estatísticas dos órgãos de trânsito. “Bento Gonçalves se destaca entre as cidades gaúchas onde os índices de acidentalidade no trânsito, com mortes ou lesões corporais, vêm diminuindo nos últimos 30 meses, conforme dados do Denatran e Detran e órgãos locais. Isso faz com que aumente nossa responsabilidade de promover ações que visem a segurança do trânsito e a continuidade nas intervenções viárias com foco na redução de acidentes”, destaca.