Jane Krüger

Hoje parece que vivemos no tempo do medo. Mais do que nunca as pessoas apresentam inúmeros tipos diferentes de temores. O medo até certo ponto é positivo, pois através dele que a humanidade foi preservada até hoje. Ter medo de um perigo real é muito importante, visto que serve de alerta para não se colocar em risco. Ex: medo do mar. Se você não nada bem é extremamente relevante ter medo de águas profundas mesmo, já que elas de fato, põe a sua vida em risco. Contudo, o medo exacerbado já se transforma em fobia e aí sim, começa o problema. Medos nos protegem, contudo fobias (que também são transtornos mentais) nos impedem de viver uma vida normal, afetam nossa rotina e até mesmo nossos planos e sonhos. Por exemplo: “Adoraria ir para Europa, mas sofro de aerofobia (medo de avião/medo de voar) e de acrofobia (medo de altura). Diante disso não viajo.” Altamente limitante e estagnador de nosso desenvolvimento e aprimoramento, o medo nos paralisa e não permite caminhar, evoluir. Detalhe, não tem como falar de medo, sem lembrar da coragem e verdade seja dita, a ausência de coragem pode produzir lapsos irreparáveis em nossa história.

Um dos inimigos da coragem é sim, o medo. Mas, o que é de fato a coragem? Em primeiro lugar, coragem não significa de maneira alguma a ausência de medo, mas sim, a certeza de que existe algo mais importante do que nossas limitações e receios, algo que precisa ser realizado e atingido, tendo assim que confrontar e superar o medo existente.
Li em algum lugar, que quando um pássaro aprende a voar ele sabe mais sobre coragem do que sobre a própria arte de voar. A coragem é quase uma contradição, em termos. Significa um forte desejo de viver, sob a forma de disposição para morrer. E isso é verdade. Você não vai chegar a lugar algum sem pagar um preço, sem desafiar-se. Martin Luther King Jr. complementa esta fala perfeitamente ao afirmar que se você não tiver um motivo pelo qual pudesse morrer, ainda não está preparado para viver. Aí, vou ter que entrar em algo mais profundo. Na verdade, você só se sente motivado a se entregar por algo, se aquilo fizer sentido, se tem um propósito. Agora, uma vida sem propósito não faz sentido, é vazia, é inócua. Quando você não tem um propósito, tudo se torna um fardo, você não tem coragem para enfrentar uma mosca. Contudo, quando a sua vida tem um propósito, você pode enfrentar um exército, um leão se torna num gatinho, coragem não lhe falta, muito menos ousadia para enfrentar as adversidades.

É interessante ressaltar que tem gente que diz que a vida não muda, que as pessoas não mudam, mas note que, a vida e as pessoas são transformadas na exata proporção de sua coragem. A coragem muda tua vida porque é ela quem muda a tua visão. A coragem é manifesta por exemplo, quando após um dia decepcionante e deveras difícil, você respira fundo, traz paz à tua alma e diz para si mesmo com confiança: “Amanhã será um dia melhor. Faremos de novo.”

A coragem não permite que você desista de seus planos e sonhos. Eles até podem ser extremamente difíceis de serem alcançados, todavia a coragem é o adubo poderoso da esperança. A coragem impulsiona você a agir apesar do medo ou da intimidação; é a firmeza de espírito que te faz olhar para frente, fixar no alvo e não retroceder mesmo que sendo confrontado por uma situação emocional ou mesmo moralmente difícil. Desta maneira, seja firme, seja forte, resoluto no que desejas. Tenha coragem para viver o agora, o presente é a dádiva diária que o Eterno nos envia, desfrute do mesmo, essa é a maior riqueza que você possui. A coragem é o que vai impulsionar a você ir além, a superar as expectativas, a atingir as alturas. Iniciei falando sobre o medo, porém quero ressaltar que o contrário de coragem não é o medo, é sim, a COVARDIA. Aí te faço uma pergunta: Por acaso você vai deixar de viver ou desenvolver o que você tanto deseja por deixar a covardia imperar? Eu sei que talvez, até pareça muito dura, mas a verdade liberta e correntes só são quebradas na marretada mesmo.

Tenha a ousadia de fazer diferente! Compreenda, um dos maiores inimigos da coragem não é o medo, mas o conformismo. E como o ser humano se conforma fácil! Acabamos por adotar os padrões de comportamento, de cultura e pensamento daqueles que nos cercam, somos sim, fortemente influenciados pelo meio. Pesquisas inumeráveis em diferentes campos do conhecimento comprovam o mesmo. A questão é que para vivermos os nossos sonhos, temos que ter a coragem de romper com esses padrões de pensamento limitantes que por consequência geram o comportamento contraproducente para nosso crescimento e desenvolvimento. Contudo, é nosso dever nos desenvolver, romper, evoluir e viver plenamente para construir um mundo melhor. Sim, tenha coragem! Coragem para estar do outro lado, para expressar o que pensa, para fazer acontecer o que deseja. Entenda, peixes mortos são levados pela maré. Peixes cheios de vida nadam contra a corrente.

Reflita, no final de sua vida, ao olhar para trás, que sentimentos serão evocados ao olhar para si mesmo? Como será que te sentirás a teu próprio respeito? Me perdoe pela insistência, mas as perguntas recorrentes têm um propósito reflexivo. Eu quero que você se dê a chance de um dia poder olhar para trás e então, ao ver o que fez, o que superou, o que alcançou, poderás ter a alegria de perceber que apesar das inúmeras adversidades você as superou com fé e ousadia, acreditando que poderia ir além, fazer mais e deixar uma marca que fizesse valer a pena a tua passagem por esta terra. Tenho plena convicção que poderás encher o seu peito de orgulho e gratidão por não ter se apequenado e acovardado diante das dificuldades. Desta maneira, ouso dizer, coragem é consciência. Consciência de que existem obstáculos sim, porém, com determinação e ousadia poderás superá-los. Nesta jornada você poderá crescer e se desenvolver, se tornar melhor, ser maior e por fim, deixar uma marca indelével na história.