Clacir Rasador

A vida é movimento, portanto, estando você na qualidade de pedestre ou motorista, dificilmente não tenha passado por momentos em que alguém ou algo restringiu a liberdade de seus movimentos, de continuar seguindo o seu caminho.

Nessas ocasiões, um sinal de trânsito deveria aparecer de imediato à nossa frente: CALMA!!!

Aliás, o trânsito da nossa Bento Gonçalves, seja na área central, seja nos locais de maior fluxo de veículos nos bairros, tem dado sinais de que estamos crescendo… e nos espremendo. Não é de hoje que Bento Gonçalves tem um dos maiores índices per capita de carros por habitante e, com a pandemia, infelizmente, o coletivo, meio de transporte ecologicamente e economicamente correto, tem sido desprestigiado.

Tenho apreço por ditados populares, pois, geralmente, retratam em poucas palavras a sabedoria de gerações, logo, se de “médico e louco todo mundo tem um pouco”, querer discutir o trânsito de nossa cidade sem capacidade técnica para tanto seria um atestado de loucura.

Sinal de progresso, crescimento desordenado ou outra causa que melhor se defina, a consequência do elevado número de carros, em especial na região central e acesso à cidade, tem em si o mesmo resultado, o engarrafamento do que não estamos acostumados a apreciar, seja com ou sem moderação, o trânsito.

A propósito, e historicamente, por mais criticado que seja o seu poderio de capitanear os maiores investimentos regionais – por último o aeroporto regional –, Caxias do Sul é exemplo próximo de quem soube lidar com maestria com este “problema” de crescimento em termos de mobilidade urbana, pois suas perimetrais saíram do projeto – mesmo com a alternância de poder político na cadeira do prefeito – e, quero crer, com uma estratégia conjunta e de longa data, mesmo que não declarada, independente das cores partidárias no cenário municipal e federal, quando então tinha representatividade no parlamento em Brasília.

Dito isso, quase ao final do segundo tempo, entramos no jogo. Temos agora, lá em Brasília, representante na Câmara dos Deputados e, por aqui, recém iniciado o mandato municipal; pode-se dizer, assim queria o destino, opositores no último pleito, mas… águas passadas não movem moinhos e tão pouco o progresso, é preciso juntar forças por BENTO. Assim esperamos.

Correndo “por fora” e mais por dentro do que nunca, o então Projeto VIVA BENTO criado pelo CIC-BG em 2006, atualizado agora com o saudado projeto BENTO+20, renasce num momento político extremamente salutar para, de forma efetiva – assim rogamos -, tenha da classe política não somente uma atenção momentânea quando das disputadas fotos, entrevistas de lançamento e seus memoráveis registros; mas uma parceria que resulte, de fato, em obras e ações ao longo de seus próximos 20 anos, 30 anos …

Enfim, caminhamos a passos largos para uma nova epopeia de desenvolvimento em nossa cidade? Se a resposta é sim, a questão é saber: estamos todos preparados?

Que tal a abertura de rua que passa pela sua propriedade? Algum problema?

Desde as mais singelas obras, tal qual a abertura de uma rua, ou obras mais impactantes, como a construção de um túnel e/ou atravessando a cidade com perimetrais, cidadãos que somos, precisamos igualmente estar alinhados ao poder político e às forças vivas de nosso município, sensíveis portanto às mudanças que se fazem necessárias, a fim de que deixemos, hoje, UM LEGADO para o FUTURO.

Loucura! Não renego minha parcela. Tudo hoje não dá! È vero! (é verdade)! Bisogna soldi! (precisa dinheiro)! Mas, como diz o velho ditado popular, com um passo de cada vez se vai ao longe. Para tanto… é preciso caminharmos juntos! Vamos em frente!