Não havia me dado conta até a poucos dias, que estava caminhando com o nariz arrastando pelo chão. Alhas, acho que a grande maioria da nossa população também o faz diariamente.

Alguns poucos com ele empinado mas, olhando para o chão, para não ver além da ponta dele, isto é, do nariz. É claro, posso ter visto mas, não tenho nada a ver com isso. O problema não é meu e sim deles.

Nada muda para mim. Se eu botar a boca no mundo, o que ganho? Simplesmente nos fechamos, não nos importando com o nosso meio, como não morássemos onde residimos. Apenas nos importando com nosso umbigo.

Não, não concordo com este tipo de pensamento individualista. Tudo que nos cerca, faz parte do nosso meio ambiente e do nosso dia a dia de uma forma ou de outra.

Onde devemos ter um olhar voltado para melhorias não somente nas nossas residências, também nos nossos bairros e num todo para tornar a nossa cidade mais bela, mais limpa e ordenada, para recebermos os nossos turistas, que são muitos e a cada ano vem aumentando mais.

Hoje somos uma atração turística para o mundo todo. Para um bom entendedor que tem o olhar de um visitante, logo vai perceber que estão sujando a nossa cidade.

Deixando-a com um péssimo visual. Somente iremos visualizar se aprendermos olhar para cima e para o alto e deixarmos de arrastar a nossa cultura, a nossa história, as nossas raízes, a nossa arquitetura, a nossa engenharia e os nossos bons costumes trazidos pelos nossos queridos imigrantes, pelo chão da nossa cultura do individualismo.
Infelizmente, estamos deixando e não nos importando com as teias dos homens aranha tomarem conta. É só andar pelas nossas ruas e ver a grande quantidade que estão obscurecendo o nosso olhar em pleno dia. Chegando a ser algo vergonhoso para nós que moramos aqui.

O que dizem os nossos visitantes ao verem tantas teias? Como vamos explicar a eles este fenômeno?

Não provocado pela natureza mas sim, pelas mãos dos homens gananciosos pelo lucro, não se importando em esvaziar e afastar os nossos visitantes, por deixarem a cidade com aspecto de suja.

Portanto, o problema é de todos nós, independente de toda e qualquer situação que nos colocamos dentro do contesto do nosso meio de vida.

Urgentemente temos que ver junto aos órgãos públicos, ou seja, Poder Executivo e Legislativo juntamente e com o privado, uma solução quanto a enorme quantidade de fiação (teias) que percorre toda a nossa área urbana, deixando uma péssima impressão.

Eu como cidadão bentogonçalvense que sou, sugiro buscar junto a RGE e todas as empresas de telecomunicação uma parceria, para iniciarmos e colocarmos toda a fiação subterrânea, deixando assim a nossa cidade limpa e organizada e os nossos visitantes poderem visualizar melhor, que é sem sobra de dúvidas uma das mais prósperas, com seus hábitos e costumes, que tanto agrada quem nos visita. Porque não dizer uma das mais belas para ser visitada.

Mas para tanto, temos que esconder todas as teias, que tanto obscurecem a nossa Capital Brasileira do Vinho.

Dorvalino Sonaglio