A pergunta é: aonde você deixou o respeito? Você o guardou num cofre a sete chaves? Acredito que sim, que o nosso jovem o tenha guardado e esquecido onde deixou a chave. “Não lembrando”. Jovens com esta atitude de fazer de conta que não lembram ter recebido dos seus pais o conhecimento e principalmente o respeito pelos mais velhos, é sinal que acabaram de plantar a semente para as futuras gerações que os precederão, num futuro muito próximo. Nos dias de hoje, percebe-se facilmente a grande falta de respeito pelas pessoas mais idosas, seja dentro dos seus próprios lares, seja nos estabelecimentos comerciais e públicos. Portanto, em qualquer lugar nota-se perfeitamente, principalmente no atendimento, não os priorizando pela idade, mas sim dando espaço aos mais jovens deixando praticamente em segundo plano quem deveria ter a prioridade pela sua idade, não por ser o mais velho, por aquilo que ele representa dentro de uma sociedade que não os valorizam pelos seus méritos, por falta de educação e respeito. Quem planta também colhe. É a mais pura verdade

A colheita é obrigatória. O seu fruto é o preço que temos que pagar, se não mudarmos o nosso comportamento, se não mudarmos a nossa maneira e a nossa forma de ser, estamos fadados colhermos a nossa própria ignorância da pior forma possível. O idoso não é um peso para a sociedade. Ele é o próprio alicerce da nossa estrutura, na nossa formação emocional, social e psicológica, que na maioria das vezes é deixado de lado, por acharmos que o velho já não sabe de nada e que está fora da sua época, por não saber lidar com a tecnologia de hoje. Concordo, é claro você nasceu na era eletrônica mas, o idoso nasceu antes dela. Foi ele quem lhes mostrou o caminho do conhecimento e o orientou para a vida. Graças ao idoso, vocês jovens encontraram as portas abertas para poderem desfrutar dos seus conhecimentos adquiridos através do tempo.

E outra meu jovem, as pedras que tanto machucaram seus pés, vocês nem sequer as avistaram ainda, que também irão machucar os seus pés e muito. Podem ter a mais absoluta certeza, em todos os caminhos encontraremos rosas e muitos mais espinhos que tanto vão nos machucar a nossa alma e os nossos corações. Para vocês evitarem estas grandes decepções em suas vidas, antes de tomarem algumas atitudes e por falta de conhecimento e percorrerem caminhos errados em suas vidas, consultem as pessoas mais idosas, para pularem esta etapa que tanto poderá atrasar no seu tempo, lhes trazendo grandes aborrecimentos. Assim poderem prosseguir na caminhada com menos problemas e com mais soluções que farão a grande diferença no seu somatório do dia a dia de suas vidas. A vida se tornará um grande aprendizado, se aprendermos a ouvir as pessoas de mais idade, elas trazem consigo o conhecimento pelas experiências que o tempo as ensinou, para poderem transmitir a você, que se acha dono da verdade, mas que tem pouco conhecimento da vida e que muito tem aprender sobre ela. E por muitas vezes pela sua estupidez, ignora seus próprios pais e os amigos dos seus pais e os pais dos seus amigos, por se julgar dono da verdade. Lembre-se, o idoso aqui chegou muito tempo ante de você. Já trilhou todos os caminhos que você ira percorrer no seu tempo.

Portanto, faça dele o seu elo o seu aliado, somente assim a sua vida se tornará mais tranquila, mais cheia de alegria e desfrutará dos seus frutos que você irá obrigatoriamente colher num futuro muito próximo. Lembre-se, o idoso não é um peso que você tem que carregar. A muito tempo ele te carregou e continua se alegrando com você, nas suas alegrias e nas suas tristezas, suportado o peso das tuas dores que você tanto representa para ele.

Dorvalino Sonaglio