Os cânions do Rio Grande do Sul, são únicos, diferentes de outros pelo mundo, que quase sempre são desprovidos de vegetação e com muito pouco verde.

Os cânions gaúchos se localizam no extremo Nordeste do Rio Grande do Sul, junto à divisa com Santa Catarina, onde os campos de cima da serra terminam abruptamente, em desníveis que chegam a quase 1000 metros de altura.

Estes incríveis acidentes geográficos (onde parece que a terra foi cortada) fazem a divisa natural dos estados, onde a parte superior pertence ao Rio Grande do Sul e a inferior para Santa Catarina.

Confira os 3 cânions mais instigantes do Rio Grande do Sul:

Cânion Monte Negro
Localizado no município de São José dos Ausentes, o Cânion Monte Negro se localiza ao lado do pico de mesmo nome, ponto maios alto do estado, com 1403 m de altitude. Em dias de boa visibilidade é possível avistar o litoral.

Cânion Monte Negro (São José dos Ausentes) - ATUALIZADO 2022 O que saber  antes de ir - Sobre o que as pessoas estão falando - Tripadvisor
Cânion Monte Negro, em São José dos Ausentes

Como chegar no Cânion Monte Negro
O Cânion Monte Negro fica a fica a 43 km do centro da cidade, por estrada de terra, com acesso pela estrada municipal do Silveira. É possível chegar de carro a 1 km de distância do cânion, a partir daí é só fazer uma pequena caminhada.

O acesso é gratuito e não depende de guia.

Cânion Itaimbezinho

Localizado no município de Cambará do Sul, é o cânion brasileiro que mais chama a atenção, devido a verticalidade de seus abismos paralelos, formando fendas gigantescas, parecendo um enorme rachadura na terra. Seus penhascos chegam a 700 m de altura na parte mais profunda e o cânion tem 5,8 km de extensão e uma largura máxima de 2 km.

A Cachoeira das Andorinhas e a Cascata Véu da Noiva se destacam entre os paredões do Itaimbezinho.

Cânion Itaimbezinho: como se preparar para o passeio? • Blog da Brocker
Cânion Itaimbezinho, em Cambará do Sul

Como chegar no Cânion Itaimbezinho

O Itaimbezinho se encontra no Parque Nacional de Aparados da Serra e o acesso é pela RS-427, a 19 km da cidade de Cambará do Sul – RS, e 23 km por Praia Grande – SC, pela bela Serra do Faxinal (SC-290).

Cânion Fortaleza
Também em Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza faz parte do Parque Nacional da Serra Geral, é o maior de todos os cânions brasileiros, com 7,5 km de extensão e 900 m de altura em seu ponto mais alto, porém seus paredões são mais abertos e menos verticais.

Cânion Fortaleza: o maior do Brasil - Turistando com a Trip Tri
Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul

Como chegar no Cânion Fortaleza
O acesso é feito pela CS-012, são 22 km pela estrada que dá continuidade na avenida principal da cidade e conta com asfalto em boa parte do percurso.

A partir do ponto onde é possível estacionar o carro se segue a pé por uma das 3 trilhas do parque: Trilha do Mirante do Fortaleza (3,2 km), Cachoeira do Tigre Preto (2 km) e Pedra do Segredo (2,7 km).

O acesso é gratuito e não depende de guia.

Fonte: aprendizdeviajante.com

Fotos: Reprodução