As visitas aos presídios do Rio Grande do Sul devem retornar no dia 16 de outubro. A prorrogação da suspensão que proibia o retorno de familiares às casas prisionais encerra no dia 15 de outubro. A informação foi divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O retorno, no entanto, deverá seguir um cronograma que foi detalhado para cada unidade.

Conforme os os órgãos, a decisão em retomar as visitas ocorre após a construção de um plano de retomada gradual e controlado para evitar a disseminação e o contágio da covid-19. No entanto, para avançar com a liberação, o documento precisa ser validado junto aos órgãos competentes.

Ainda, segundo a Seapen e a Susepe, a retomada se dará no momento em que os indicadores relacionados à pandemia apresentam melhoras consistentes, com redução das taxas de contaminação, internações e óbitos, conforme evidenciam o mapa do Distanciamento Controlado apresentado semanalmente pelo Governo Gaúcho e o boletim diário de monitoramento da covid-19 no sistema penitenciário, o que viabiliza o retorno das visitas presenciais, sem que servidores penitenciários, pessoas presas e familiares sejam expostos a riscos excessivos.

“O regresso das visitas somente será possível nesse momento, em razão do sucesso do nosso plano de contingência e do esforço coordenado de todos os operadores do sistema”, ressaltou o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga.

As visitas presenciais, no sistema prisional gaúcho, foram suspensas em 23 de março, como forma de prevenção à disseminação do Coronavírus.