No ano em que todos os olhares estarão voltados para Brasil em razão dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, 10 vinícolas integrantes do projeto Wines of Brasil participam da maior feira de vinhos do mundo, a ProWein, de 13 a 15 de março, para mostrar que os atrativos do país vão além de belas praias, Carnaval e futebol. Durante os três dias, o público que passar pelo evento anual realizado em Düsseldorf, na Alemanha, poderá conferir os destaques dos portfólios de vinhos e espumantes das vinícolas Aurora, Basso, Don Guerino, Casa Valduga, Lídio Carraro, Miolo, Pizzato, Perini, Peterlongo e Salton em um estande de 147m² com imagens remetendo ao Rio de Janeiro e paisagens de algumas das seis regiões produtoras brasileiras. O Wines of Brasil é um projeto setorial desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Além das mesas individuais de cada vinícola, o espaço do Brasil terá ainda a mesa coletiva Celebrate With Brasil – Get To Know Our Champions (Celebre com o Brasil – Conheça Nossos Campeões), onde os visitantes terão a oportunidade de degustar 20 rótulos premiados de 14 empresas (as 10 citadas acima além de Cave Geisse, Garibaldi, Nova Aliança e Sanjo). Outra atração será o Brazilian Happy Hour, durante o qual um bartender servirá drinks elaborados com vinhos e espumantes brasileiros.

Na edição de 2015, as empresas brasileiras fecharam um total aproximado de USD 500 mil em negócios durante a feira, com estimativa de mais USD 1,9 milhão nos 12 meses seguintes. A expectativa para a ProWein 2016 é repetir o desempenho do ano anterior.

A analista de Promoção do Wines of Brasil explica que com a aproximação da feira, foi observado ainda mais um interesse crescente do trade internacional pelos vinhos brasileiros. “O frescor, a personalidade e a qualidade de nossos espumantes têm chamado a atenção dos principais formadores de opinião no exterior. Esperamos que nossa 12ª participação na maior e mais importante feira de vinhos do mundo destaque ainda mais o nosso produto e gere grandes negócios para as vinícolas lá presentes”, avalia.

De janeiro a dezembro de 2015, as vinícolas brasileiras exportaram um total de 1.591.770 litros de vinhos finos e espumantes para 35 países.

Sobre o Wines of Brasil

Atualmente, 25 vinícolas participam do projeto, cujo objetivo é promover a imagem dos vinhos do Brasil no mercado externo. Nos últimos anos, cerca de 70% das empresas que aderem ao Wines of Brasil conseguem manter continuidade de suas exportações, devido à todo o suporte e programas de capacitação oferecidos pelo projeto, entre outras ações. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.winesofbrasil.com e www.ibravin.org.br.