A centenária Vinícola Salton, desde que foi criada, é uma das protagonistas da história de Bento Gonçalves. No sábado, 27 de agosto, em evento realizado no Piazza Salton, a empresa comemorou seus 112 anos e também apresentou as entidades contempladas pelo Legado Social, projeto realizado pela empresa desde 2020.

No sábado, 27 de agosto, em evento realizado no Piazza Salton, a empresa comemorou seus 112 anos e também apresentou as entidades contempladas pelo Legado Social, projeto realizado pela empresa desde 2020

A ação, apresentada pela vinícola, enalteceu que em 25 de agosto foi comemorado o seu aniversário e que a história da empresa se entrelaça à da Capital do Vinho. Isto porque o desenvolvimento dos negócios da Salton se expandiu para todo o Brasil. Hoje são quatro unidades, duas no Rio Grande do Sul e duas em São Paulo, garantindo a distribuição dos espumantes e vinhos elaborados em Bento para todo o território nacional e em mais de 30 países.

A vinícola teve início onde se localiza o Piazza Salton, no marco zero da fundação de Bento, em 1910 e com o passar do tempo, a Salton alcançou protagonismo no cenário vitivinícola nacional, e o reconhecimento como maior produtora e marca número um de espumantes no Brasil, o que é fruto do empenho de muitas pessoas. Isso é o que motiva o compromisso social da organização, retribuir o acolhimento e a dedicação recebidos da comunidade.

A respeito da campanha Legado Social, destacou-se que desde a sua primeira edição em 2020, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que a Salton está presente, zelando pela transparência e incentivando a participação da população. Por isso, foi realizada uma pesquisa on-line com a comunidade e colaboradores, na qual puderam sinalizar, a partir de suas necessidades, as áreas de atuação que mais necessitam de atenção.

As pesquisas com os bento-gonçalvenses demonstraram que a população deseja mais investimento em serviços voltados à educação, saúde mental, segurança pública e opções de entretenimento e lazer. A partir dessas necessidades, a Salton buscou uma rede de apoio, atraindo recursos de parceiros e contando com a colaboração de sete empresas fornecedoras e prestadoras de serviços. Foi arrecadado o montante de R$ 200 mil, sendo que cerca de 55% dos recursos foram aportados pela própria companhia. Os demais valores foram arrecadados pela rede de parceiros e também com doação dos colaboradores da empresa.

A distribuição dos recursos arrecadados foi dividida conforme o número de colaboradores em cada localidade. Para Bento Gonçalves, foi 54% do valor; para o estado de São Paulo, onde estão localizadas duas filiais, uma na capital e outra em Jarinu, será destinado 33% do total e, para Santana do Livramento, cidade no Rio Grande do Sul, 13%.

Para atender a categoria de entretenimento e lazer, foram direcionados R$ 30 mil para realização do evento de prestação de contas que demonstrou os resultados da campanha Legado Social no Piazza Salton.

Ações da Salton em prol da população e do meio ambiente

Nos últimos dois anos, a Salton investiu mais de R$ 2 milhões em projetos sociais para ações que abrangem diferentes áreas, de segurança à educação, incluindo projetos em logística reversa e de consumo consciente e moderado de álcool através da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).
Uma das propostas apoiadas foi o Aparelha Batalhões de Polícia de Choque, que é capitaneado pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. A empresa também patrocinou o projeto Pró-Biblioteca, da editora LP&M, via Lei Rouanet. Em Bento, o Colégio Estadual Dona Isabel foi contemplado, além de escolas dos outros municípios onde a Vinícola atua.

Ainda se tratando do envolvimento com a comunidade, uma das estratégias da empresa é o apoio à pesquisa e projetos com colaboração das instituições de ensino locais. É importante ressaltar que a vinícola está firmando uma parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), com o trabalho em acessibilidade.

Além do papel social, uma das prioridades da Salton é a sustentabilidade na vitivinicultura, pois a empresa assumiu o compromisso de se tornar carbono neutra até 2030. Por meio de um projeto científico realizado junto à Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi identificado o impacto ambiental da vinícola, propondo ações mitigatórias e preparando a companhia para reduzir suas emissões.

Ademais, nos vinhedos da Salton na Campanha Gaúcha, por exemplo, foi registrada a redução de 99% no uso de herbicidas na última safra. A queda é resultado de um estudo sobre o bioma Pampa realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Por meio dessa iniciativa, a vinícola passou a intensificar o uso de técnicas naturais para o controle de pragas, além de proteger as áreas de preservação dentro de sua propriedade, reduzindo o impacto sobre fauna e flora nativas.

A Vinícola Salton contribuiu e contribui significativamente para o crescimento da comunidade na qual está inserida, nos mais diferentes segmentos. O escritor e editor do livro “Almanaque do Esportivo”, Fabiano Mazzotti e o major 4º Batalhão de Polícia de Choque (4°BPChq) Diego Soccol relatam a importância da participação da empresa para a coletividade.