Fruto do projeto Enoturismo na Serra Gaúcha, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) RS, foi realizado durante a tarde de quarta-feira, 11, o lançamento do Parque Temático do Vinho Dal Pizzol, localizado no Distrito de Faria Lemos.

Na ocasião, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer a nova proposta do local que nasceu após três anos de intenso trabalho. O objetivo da vinícola é trabalhar com um novo formato de enoturismo, focando no aproveitamento do espaço local e na emoção, mostrando aos turistas tudo que envolve a cultura e a atividade do vinho, muito além do cálice.

Durante o discurso de lançamento, o diretor da vinícola, Rinaldo Dal Pizzol, enfatizou que a intenção do novo projeto é fazer um resgate dos costumes, hábitos, história dos imigrantes e da própria família, para que o turista possa desfrutar de toda cultura que o local oferece. “O vinho produzido e cultivado aqui é transmitido de geração em geração e fez com que essa cultura se tornasse um patrimônio em prol do turismo. É em busca disso que o visitante vem. Aquilo que o turista encontra dentro e no entorno das adegas, mas também na paisagem da região, faz parte de todo esse acervo cultural que ele está afim de experimentar, conhecer e compartilhar”, afirma.

Secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto ao lado do diretor da vinícola, Rinaldo Dal Pizzol

Dal Pizzol também enfatiza que quanto o enoturismo se expandir na região, mais forte e consolidada a vitivinícola vai ficar. “Hoje está nítido que não é suficiente ser capaz de produzir o vinho, mas que provavelmente o êxito do negócio está em ser capaz de vender e comunicar o vinho aos consumidores de outra forma e que o enoturismo passou a ser essa ferramenta importante de marketing no negócio do vinho”, acrescenta.

O enólogo da vinícola, Dirceu Scotta, afirma que o acesso ao vinho se consegue em diversas partes, por isso, outro trabalho para desenvolver se tornou essencial: cativar, impressionar e fidelizar o cliente. “Por isso que com o passar do tempo estamos tentando aprimorar cada vez mais essa estrutura do parque temático, do museu, tornando mais visitável e ao mesmo tempo fazendo com que as pessoas saiam daqui impregnados da cultura do vinho e do que é a Dal Pizzol e os seus produtos”, explana.

Presente no lançamento do Parque, o Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, frisou que ver a Dal Pizzol apresentando um projeto turístico com tantas opções históricas e culturais é de grande valor para o turismo de Bento Gonçalves. “Garante que as pessoas que vierem aqui fazer a visitação, além de provar excelentes produtos, vão ter a oportunidade de entender o que significa o vinho na nossa história”, afirma.

Os turistas que visitarem o local vão ter a oportunidade de escolher entre uma vasta opção de experiências que a vinícola oferece. Dentre elas: Tour Parque Temático do Vinho; Tour Experiência Parque Temático do Vinho; Degustação orientada; Mini degustação orientada; Degustação às cegas.