A Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura segue coordenando ações de aperfeiçoamento da enologia no município. Nesta sexta-feira, 29 de agosto, o secretário Thompsson Didoné participará da avaliação de vinhos coloniais produzidos em Faria Lemos, safra 2014. Representantes da Embrapa Uva e Vinho e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) também farão parte da mesa avaliadora. O evento inicia às 8h30min, no Salão Comunitário da Linha Paulina.

A ação integra a programação do 2º Festival Nacional do Vinho Colonial: Gastronomia, Vinho e Alegria, uma promoção da Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, Secretaria de Turismo, Emater, IFRS e Embrapa. O evento tem como objetivo preservar a identidade e a maneira tradicional da elaboração de vinhos, mantendo a história, a cultura e o saber local.

Os vinhos com melhor pontuação serão servidos no Festival Nacional do Vinho Colonial, no dia 27 de setembro, em Faria Lemos. “Três aspectos são avaliados: visual, olfativo e organoléctico. O vinho precisa somar mais de 82 pontos para ser selecionado. Realizamos a avaliação em apenas um dos distritos até agora, mas já percebemos um avanço no número de rótulos aprovados com relação a edição anterior, em 2013”, comemora o secretário. Os próximos distritos a receberem a mesa avaliadora serão Tuiuty e São Pedro.