Governo do Estado investiga surto da doença em 16 municípios

O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Bento Gonçalves, através do Sistema de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas (SIVEP-DDA), acompanha sistematicamente os atendimentos dos casos de diarreias agudas no município. Surtos da doença foram identificados em 16 cidades do Estado desde o final de agosto, conforme boletim emitido pelo Governo do Estado.

A doença gastrointestinal tem como principal sintoma a diarreia, que pode ser acompanhada de dor abdominal, náusea, vômito e febre.  No geral são autolimitadas com duração de 2 a 14 dias.

Tratamento

O tratamento independe do diagnóstico etiológico, já que o objetivo da terapêutica é reidratar. Recomenda-se nestes casos o aumento da ingestão de líquidos como soro caseiro, sopas, sucos não laxantes, mantendo a alimentação habitual, em especial o leite materno, corrigindo eventuais erros alimentares e evitando tomar medicamento sem orientação médica. Persistindo os sintomas e ocorrendo vômitos e febre os pacientes devem ser reavaliados.

Diagnóstico do Agente Causador da DDA

O diagnóstico do agente causador de uma DDA, via de regra, exige a realização de exames laboratoriais em amostras de fezes (bacteriológicos, virológicos e parasitológicos). Como ocorre a transmissão dos agentes causadores de DDA Em geral, a transmissão dos agentes causadores de DDA costuma ocorrer através da via fecal-oral, seja pela ingestão de água ou de alimentos contaminados, pelo contato com objetos contaminados ou, ainda, pelo contato pessoa a pessoa. Estas situações permitem um alto alastramento dos agentes causadores dessa doença na comunidade.

Medidas de Controle e Prevenção da DDA

As principais medidas de controle e prevenção incluem a lavagem de mãos frequente, especialmente após ida ao banheiro, trocas de fraldas e antes de comer ou preparar a comida. A lavagem cuidadosa de frutas e vegetais de preferência com cloro, devem seguir as orientações contidas no rótulo da embalagem do produto. Cuidados com a água para consumo humano como, por exemplo, a fervura da água não tratada e o não consumo dela se a fonte não for segura são medidas importantes para o controle de agentes etiológicos de transmissão principalmente hídrica. Após cozinhar os alimentos os mesmos devem ser manipulados de maneira adequada sobre superfícies limpas e de preferência não porosas. Limpar as superfícies contaminadas com álcool ou hipoclorito de sódio sempre que possível, por exemplo, banheiros, pias para lavagem de mãos, entre outros. Os reservatórios domiciliares e de abastecimento (caixas d’agua) precisam ser limpos de preferência anualmente.

Ações de monitoramento e de diagnóstico do surto de DDA em Bento Gonçalves

A Vigilância Epidemiológica está enviando amostras de fezes dos doentes para o Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul, a fim de fazer o diagnóstico do provável agente causador do surto de DDA.

Perfil dos Casos de DDA Atendidos em Bento Gonçalves

Entre 01/09/2021 a 07/10/2021, foram notificados 1.036 casos de DDA. Deste total, 39,5% está na faixa etária menor de 20 anos (crianças e adolescentes). A grande maioria dos doentes tem 20 anos ou mais (60,5%). Há uma prevalência nos bairros São Roque, Santa Helena e Vila Nova I e II e Ouro Verde, juntos, somam 30,8% do total de casos.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Informe Técnico SMS/ Vigilância Epidemiológica