Até esta quinta-feira, 21, a Vigilância Epidemiológica de Bento Gonçalves registrou 1.204 casos da Doença Diarreica Aguda (DDA) na cidade. Os números, se acordo com o levantamento realizado pela prefeitura municipal, mostram que a situação seguem em alerta, uma vez que o número de casos ainda não apresentaram redução nas últimas semanas.

Amostras de fezes d6 16 pacientes infectados pela DDA foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Desse total, total, três tiveram resultado para o Norovírus, que tem como principal via de transmissão da norovirose a ingestão de alimentos ou de água contaminados por fezes, contato direto pessoa a pessoa e objetos ou ambientes contaminados. Entre os sintomas, a DDA pode vir acompanhada de vômito, febre e dor abdominal. Em alguns casos pode haver a presença de muco ou sangue nas evacuações. No geral são autolimitadas com duração de dois a 14 dias.

Desde que a situação começou, em setembro, pelo menos dois mil casos de DDA foram registrados. Desse total, 33,8% dos infectados são crianças, adolescentes e jovens até 20 anos. O restante, 66,2% são de pacientes acima dessa faixa. Ainda, segundo a Vigilância, 12 bairros de Bento Gonçalves registram 53,9% dos casos: São Roque, Santa Helena, Ouro Verde, Vila Nova I e II, Aparecida, Zatt, Borgo, Municipal, Humaitá, Progresso e Botafogo.

Além de Bento Gonçalves, outros 24 municípios gaúchos seguem em monitoramento após registrarem casos da doença. Na região, Carlos Barbosa, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira também apresentaram pacientes com a DDA. O agente Norovírus foi identificado como causador do surto em 9 cidades e a investigação está em andamento para determinar a causa nos outros 16.