A afirmação é da Rubenilde, que junto com o marido, Rudinei, foram morar na Inglaterra e fizeram questão de levar junto os cinco cães e uma gata

Há seis anos, Maurício Schotton, decidiu deixar Bento Gonçalves para residir na Inglaterra. Antes de ir embora para o outro país, onde por motivos profissionais começaria uma nova vida, falou para a mãe, Rubenilde e para o pai, Rudinei: “Se preparem, porque daqui um tempo vocês vão ir também”. Contudo, para o casal, a mudança só poderia acontecer diante de uma condição: levar junto os outros integrantes da família, cinco cachorros e uma gata. Separar-se dos fiéis companheiros de tantos anos, não era uma hipótese.

Então, ainda no ano passado, o casal decidiu morar na Itália, porque para lá há opções de voos que levam todos os animais juntos, de uma única vez. “Fomos atrás da papelada, documentação, chipagem, vacinação, companhia aérea que podia levar todos, porque é um pouco burocrático isso”, conta Rubenilde.

Quando tudo estava pronto e resolvido, a família já tinha até data de embarque definida: 31 de março de 2020. Contudo, com o início da pandemia do coronavírus, que atingiu o mundo inteiro, tudo foi fechado, impedindo a viagem de ser concretizada.

Diante dessa situação, ambos mudaram os planos. “Esperamos a Itália reabrir e como isso não acontecia, meu filho pediu pra gente ir morar com ele na Inglaterra”, afirma. Com um novo caminho traçado, o casal foi novamente atrás de documentação para os pets, porém, dessa vez não era tão simples. “A Inglaterra não permite de primeiro lote os seis animais, eles têm que ir separados”, conta.

No último sábado, 16 de outubro, o casal partiu do Brasil rumo ao novo destino, acompanhados dos três cães, Lili, Bela, Brigite e da Laura, a gata. Os outros dois cachorros, Preta e Chico ainda não puderam ir, mas em breve vai ser a vez deles. Obedecendo as regras da Inglaterra, daqui alguns meses, o casal volta ao país de origem para enfim poder levar a dupla.

Rubenilde explica que antes de poderem buscar os outros pets, um cônsul tem que fazer uma espécie de vistoria na casa em que todos os animais vão morar, para se certificar de que há espaço necessário. Quanto a isso, a família está tranquila. “Como meu filho tem uma casa grande, com quintal, a gente sabe que vai ser aprovado e vai dar tudo certo”, garante.

Abandonar nunca foi uma opção

Lili, Bela, Brigite, Preta, Chico e Laura carregam em comum uma história de abandono, maus tratos e sofrimento, mas que felizmente ficou no passado. Todos eles tiveram a sorte de serem adotados por uma família que nunca deixou faltar amor.

Rubenilde destaca que se mudar para outro país sem a turma nunca foi uma possibilidade.  “É muito fácil pegar as malas, colocar embaixo do braço e ir embora, porém em hipótese alguma pensamos nisso. Que justo seríamos se simplesmente, depois de tantos anos de carinho, afeto, colocássemos eles na rua, como muita gente faz?”, salienta.

O que é necessário para levar um pet ao exterior?

As regras para viagens internacionais com cão e/ou gato variam de acordo com cada país e cada companhia aérea também. Confira algumas regras básicas:

  • É obrigatório solicitar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a emissão de um Certificado Veterinário Internacional (CVI). O documento comprova a boa condição sanitária do animal para ingressar em qualquer outro país.
  • Micro-chipagem: é um sistema eletrônico, do tamanho aproximado de um grão de arroz, implantado sob a pele do animal. O dispositivo contém um código exclusivo e inalterável com todas as informações de identificação. O microchip deve atender ao padrão ISO 11784 e ISO 11785. Também deve estar datado, assinado e carimbado por um médico veterinário.
  • Vacina antirrábica: também costuma ser obrigatório que o animal esteja vacinado contra a raiva.
  • Também é importante verificar com a companhia aérea escolhida, quais as regras específicas que ela impõe, pois geralmente há exigências quanto a caixa de transporte que será utilizada, de acordo com o tamanho e peso do animal.

Dicas para que o animal tenha uma viagem tranquila

Nem todos os animais estão acostumados a viajar. Por isso, com algumas ações e cuidados, o trajeto pode ser mais tranquilo.

  • Tente acostumar o pet a entrar na caixa onde ficará durante a viagem, para que ele esteja minimamente habituado com o espaço
  • Dê uma alimentação leve no dia do voo
  • Leve-o para fazer as necessidades básicas antes do embarque
  • Não prenda ou despache o animal muito tempo antes do necessário, pois quanto menos ficar preso, melhor
  • Se o pet costuma ser muito agitado, converse com um médico veterinário e peça indicação da melhor solução para garantir a tranquilidade dele durante o trajeto