Segunda-feira, 17 de Agosto de 2026

ÚLTIMA HORA

Vigilância encontra 57 focos do mosquito Aedes ageypti em Bento Gonçalves

Pelo menos 57 focos do mosquito Aedes aegypti foram encontrados em 16 bairros de Bento Gonçalves, conforme aponta a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O avanço da proliferação do inseto transmissor da dengue, zika, Chikungunya e febre amarela acendeu o sinal de alerta na Capital Nacional do Vinho e causa preocupação das autoridades sanitárias. Em fevereiro foi registrado o primeiro caso de Chikungunya na cidade. Agora, as equipes seguem percorrendo a cidade semanalmente para visitar casas e inspecionar terrenos baldios.

De acordo com a SMS, foram localizados focos do mosquito nos bairros Licorsul, Santa Helena, Eulália, Santa Marta, Santa Rita, Pomarosa, Santo Antão, Fátima, São Roque, Universitário, Cidade Alta, Progresso, Conceição, Ouro Verde, Fenavinho e Botafogo.

O trabalho foi intensificado depois que o inseto começou a ser visto em vários pontos da cidade, além do aumento no número de larvas encontradas em todo o perímetro urbano de Bento Gonçalves. Apesar da situação de alerta, não há casos de dengue registrados na cidade desde o ano passado. Em 2018 foram confirmados dois casos e 2019 apenas um. No ano passado, não foi registrado nenhum caso da doença.    

Conforme a médica veterinária, da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera um dos fatores que contribuem para o aumento do número de focos do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e vírus da zika é o acúmulo de água parada localizado em caixas de água e tonéis, pneus a céu aberto, calhas entupidas. O acúmulo de lixos recicláveis espalhados no meio ambiente também são criadouros de mosquito na cidade.  

Ainda, conforme a Vigilância, água limpa e parada é o ambiente propício para o surgimento das larvas. Se o foco não for exterminado, em 10 dias o mosquito se desenvolve.

Denúncias sobre água parada e espaços que possam ser criadouros do mosquito podem ser realizadas na Ouvidoria Municipal no 0800-979-6866.  

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE CONOSCO

Sua marca em destaque para milhares de leitores