Após recomendação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a suspensão imediata da aplicação da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford em gestantes, a Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves interrompeu hoje, 11,  a imunização para este grupo. A Secretaria aguarda orientação do Ministério da Saúde para dar continuidade.

A recomendação ocorre após uma investigação do Ministério sobre a morte de uma grávida no Rio de Janeiro, após ter sido imunizada com a vacina AstraZeneca. O caso está sendo investigado. Ainda não se sabe a causa é devido ao imunizante.

O comunicado da agência diz que “a orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país. O uso ‘off label’ de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”.

Foto: Divulgação