Pelo menos 57 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chykungunya e da febre amarela foram encontrados em 17 bairros de Bento Gonçalves durante trabalho de fiscalização das equipes de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). As larvas foram localizadas no Licorsul, Santa Helena, Eulália, Santa Marta, Santa Rita, Pomarosa, Santa Helena, Santo Antão, Fátima, São Roque, Universitário, Cidade Alta, Progresso, Conceição, Ouro Verde, Fenavinho e Botafogo. Em fevereiro foi registrado o primeiro caso de Chikungunya na cidade.

Entre as doenças que são transmitidas pelo mosquito está a febre amarela. Em Bento Gonçalves não foram registrados, até o momento, casos da enfermidade. No entanto, em Farroupilha e Caxias do Sul, cidades do entorno, houve confirmação da circulação.

Conforme Analiz Zattera, médica veterinária, uma das principais formas de prevenção é não deixar água parada, principalmente em caixas de água de beber, tonéis de coleta de água de chuva, pneus a céu aberto, calhas entupidas e lixo recicláveis espalhados no meio ambiente são os maiores criadouros de mosquito na cidade. Bento Gonçalves já havia registrado dois casos de dengue positivo em 2018, e um caso em 2019. No ano 2020, não foi registrado nenhum caso da doença.    

Denúncias sobre água parada e espaços que possam ser criadouros do mosquito podem ser realizadas no Bento Ouv- Ouvidoria Municípal no 0800-979-6866.

Foto: Reprodução / Internet