Com o feriado da Proclamação da República neste domingo, 15 de novembro, órgãos de trânsito esperam maior movimentação nas estradas e preparam mais uma Operação Viagem Segura. A reunião de planejamento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 12, no Casa da Educação da EPTC, em Porto Alegre. A 51ª edição da operação começou à zero hora desta sexta-feira, 13, e estende-se até à meia-noite de 15 de novembro.

Nos últimos oito anos, a média de mortes nas estradas no feriado de Proclamação da República foi de 6,2 por dia, menor que a média diária dos feriados (6,6) e também menor que a média geral dos finais de semana, que é de 7,6 mortes por dia. Contabilizando o acompanhamento das vítimas até 30 dias após o acidente, os acidentes do feriado de Proclamação da República no ano passado deixaram 22 mortos. Em 2013, foram 30 vítimas fatais.

A análise dos acidentes dos feriados de Proclamação da República (2007-2014) aponta que 65% ocorreram em rodovias. As mortes concentraram-se nos dias intermediários e no turno da noite, de modo que se recomenda cuidado redobrado nesses dias e horários. Os municípios que registraram maior número de vítimas fatais foram Porto Alegre (16), Santa Vitória do Palmar, Viamão e Passo Fundo (7). BR-383, RS-453, BR-116 representam 22% do número de vítimas fatais em rodovias no feriado de Proclamação da República no período analisado.

Informações do Detran.