As provas do Vestibular da Ufrgs serão realizadas de 7 a 10 de janeiro, com início às 8h30min de cada dia. Os candidatos terão 4h30min para fazer as seguintes provas de Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna (no dia 7); Língua Portuguesa e Redação (dia 8); Biologia, Química e Geografia (dia 9); e História e Matemática (dia 10). Em Bento Gonçalves serão mais de 2,5 mil candidatos que estarão participando das provas, divididos em cinco escolas.

A Coperse (Comissão Permanente de Seleção) realizará a aplicação de provas em 13 áreas (2 no interior e 11 em Porto Alegre) em 55 locais. A alocação nas salas é feita primeiramente pela ordem de inscrição e pelo CEP indicado pelo candidato.

As provas serão aplicadas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí, totalizando 32.438 candidatos.

As áreas com maior número de candidatos são: Campus do Vale I e II e Agronomia, onde 5.914 vestibulandos farão provas em prédios da própria UFRGS, e Cristo Redentor/Vila Jardim, com 4.045 candidatos distribuídos nas escolas Rubem Berta, São Judas Tadeu, José Cesar de Mesquita, Instituto Est. Dom Diogo de Souza e Escola Alcides Cunha.

Os candidatos deverão comparecer aos respectivos locais de provas às 8h, munidos de documento de identidade e caneta esferográfica azul ou preta. As provas terão início às 8h30min e não serão admitidos retardatários. Os candidatos somente poderão sair das salas após decorridas duas horas do início da prova. A divulgação dos resultados será feita mediante lista dos classificados, disponibilizada no site www.vestibular.ufrgs.br em data a ser comunicada oportunamente.

Novidade

No Vestibular 2018, a UFRGS contará com cotas para pessoas com deficiência. Esta é uma novidade, criada para atender à Lei n.º 13.409/2016, de 29 de dezembro de 2016. O texto alterou a legislação que instituiu as cotas no ensino superior federal (Lei n.º 12.711/2012). Como a regra foi aprovada no final de 2016, e a UFRGS realiza seu processo seletivo anualmente, o próximo concurso será o primeiro a prever a reserva de vagas para pessoas com deficiência em seu Programa de Ações Afirmativas.

Vagas

São oferecidas 4.017 vagas em 89 cursos de graduação. O número de vagas corresponde a 70% do provimento total de 2018, sendo que as demais 30% são destinadas ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Sisu

A UFRGS adota o Sistema de Seleção Unificada como forma de ingresso de novos alunos, para 30% das vagas da graduação – os outros 70% são preenchidos por meio de Concurso Vestibular próprio. O processo é realizado pelo MEC, por meio do site http://sisu.mec.gov.br, e usa a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para selecionar os estudantes.

Para aprovação na UFRGS, é exigida dos candidatos às vagas destinadas ao Sisu a pontuação no Enem de, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame, e, no mínimo, de 500 pontos na redação.

A seleção de novos alunos pelo Sistema de Seleção Unificada ocorre somente no início do ano, para ingresso nos dois semestres letivos.