As provas do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ocorrem no sábado, 12, e domingo, 13, em oito cidades do estado. O certame, que tem mais de 15 mil inscritos na disputa de 3.980 vagas em 89 opções de curso, conta com mais polos para a aplicação dos testes neste ano, em razão da pandemia de coronavírus. A medida adotada pela instituição pública de ensino, visa reduzir o número de pessoas em um único local e, consequentemente, diminuir a possibilidade de aglomerações.

Até então, apenas três cidades recebiam as provas anualmente: Porto Alegre, Bento Gonçalves e no Litoral Norte. Agora, as cidades de Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí passam a ser polos de aplicação dos testes.

Em Bento Gonçalves serão 1.044 candidatos aptos a realizarem as provas. Elas serão aplicadas na Faculdade Cenecista. Os demais, estão divididos em 1.113 (Canoas), Gravataí (533), Novo Hamburgo (776), Porto Alegre (11.173), Imbé (198) e Tramandaí (397).

No primeiro dia, os candidatos responderão questionamentos nas áreas de História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Redação. Já no domingo é a vez de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira e Química.

A recomendação é de que os candidatos cheguem aos locais de prova até às 14h30min. Os portões serão fechados às 15h. A duração dos testes será de cinco horas e meia em ambos os dias. O gabarito de cada prova será divulgado no dia seguinte à aplicação, às 9h, neste site. Conforme o edital do vestibular 2022 da UFRGS, os candidatos deverão apresentar documento de identificação, levar caneta esferográfica de cor azul ou preta, além da utilização obrigatória de máscara.