A partir de hoje, todos os alunos da cidade que integram a faixa etária entre zero e quatro anos, vão estudar na Escola Municipal de Educação Infantil Spazio Dei Bambini, que tem capacidade para atender até cem crianças

Pinto Bandeira é a cidade mais jovem do Rio Grande do Sul. Entretanto, já é conhecida nacionalmente como o município que mais investe em educação por aluno no país. Dando continuidade na qualificação desse segmento, na terça-feira, 8, administração pública, autoridades locais e regional, além da comunidade, celebraram a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Spazio Dei Bambini.

A solenidade iniciou por volta das 10h, quando o prefeito Hadair Ferrari e demais autoridades realizaram o ato simbólico do desenlace de uma fita vermelha. Em seguida, todos os presentes no local foram convidados para ingressar no ambiente interno da instituição de ensino, onde foi realizada a cerimônia, que também contou a benção do pároco, Pe. Clóvis Luiz Rombaldi.

Prefeito Hadair Ferrari e autoridades realizaram o desenlace da fita, dando início ao ato inaugural

Durante o discurso, Ferrari destacou a alegria pela inauguração do novo espaço. “Fizemos licitação da estrutura, das aberturas, da pintura, da parte elétrica, dos móveis, do piso, dos pedreiros. Da forma mais econômica possível, licitamos tudo. Foi pouco a pouco, de grãozinho em grãozinho. Terminar era nosso objetivo”, enfatiza.

O prefeito aproveitou a ocasião para agradecer todas as mãos envolvidas no trabalho. “Quero saudar todas as professoras que devem estar emocionadas, porque já vinham há dias preparando esse encanto, vejam nas paredes o que elas fizeram, o que prepararam Parabéns, vocês estão aqui demonstrando o carinho que vão dar para as nossas crianças”, afirma.

Durante a cerimônia, a secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte, Lazer, Assistência Social e Habitação, Angelita Pavan Poloni, salientou que era a realização de um desejo. “Que belíssimo momento experimentamos hoje, a concretização de um sonho coletivo, da administração pública, das nossas crianças, das famílias, da comunidade. Com o coração transbordando de alegria, entregamos ao nosso povo a Escola Spazio Dei Bambini”, comemora.

Angelita ressaltou que para chegar nesse momento, foi percorrido um longo trajeto. “Um caminho repleto de desafios, dificuldades e contratempos, mas acima de tudo, fundamentado na determinação, na esperança e no anseio de proporcionar o melhor para a comunidade”, defende.

Sobre a obra

A primeira escola de educação infantil de Pinto Bandeira foi inaugurada em 2016. No ano seguinte, por meio de termo de ajustamento de conduta entre município e ministério público, ficou determinada a transferência de espaço físico e construção de edificação própria.

A partir de 2018, o atendimento de crianças da etapa creche passou a ser ofertado no piso térreo do salão paroquial, espaço que já tinha capacidade para atender toda demanda. Em fevereiro de 2019, as primeiras ações para a construção de um espaço próprio começaram a se concretizar. Três anos depois, o sonho tornou-se realidade e foi entregue às famílias.

Com área total de 683 metros quadrados, inicialmente, a escola vai atender crianças entre zero e quatro anos. Entretanto, tão logo ocorra a manifestação do Conselho Estadual de Educação, a oferta será ampliada também para a faixa etária de cinco anos. com o novo espaço, a capacidade de atendimento saltou de 40 para 100 alunos.

Ferrari salienta que em termos de valor, essa foi a segunda maior obra da administração em que faz parte. Entretanto, considera essa a principal. “Educação é sempre o ponto número um. Nos destacamos sendo o município que mais investe em educação no país”, afirma.

Por fim, o prefeito convida as famílias para que façam parte da escola. “Vamos motivar nossos pais do interior que tragam seus filhos, vai valer a pena. Embora, a gente saiba que a educação e carinho dos avós é sempre o melhor, aqui também é uma maneira de se integrarem. Fica o espaço à disposição para todo pequeno cidadão de Pinto Bandeira”, finaliza.

Mães comemoram

Para Alice Kunzler, 29 anos, a comemoração foi dupla. Primeiro, porque é professora e vai atuar na nova escola. Segundo, porque a filha, Aline, de três anos, vai estudar no local. “A expectativa é muito grande. Foi realizado um trabalho incrível aqui, na gestão da escola, da prefeitura, está tudo lindo, preparado e organizado para atender da melhor forma possível a comunidade de Pinto Bandeira”, frisa.

Em relação à filha, o sentimento é um misto de ansiedade e alegria. “Vai ser uma nova adaptação, porque ela está há dois anos longe da escola em decorrência da pandemia, mas estou muito feliz e despreocupada, porque as professoras são muito preparadas, as auxiliares, além disso, a escola toda está com uma estrutura maravilhosa para receber todos”, conclui.

A projetista, Juliana Ceccon, 38 anos, também presente no ato de inauguração, afirma que o novo local vai ser muito bom para o município. “É um lugar bem maior que o de antes. Aqui tem mais circulação de ar, então é melhor para os pequenos. A estrutura é grande. Vai ser bom para os pequenos criarem uma rotina, bem bacana, e o espaço está bem bonito também”, elogia.