Um dos problemas mais relevantes da sessão do dia 30 de agosto foi o transporte público

Após a abertura 31ª Sessão Ordinária na Câmara, os vereadores inscritos para falar, foram à frente e discursaram, especialmente, sobre o transporte público no município. Grande parte dos que discorreram, abordaram esse tema, que já demonstrou ser de bastante relevância. Além desse tópico, outros relacionados a problemas de bairros e da área da saúde em Bento Gonçalves também foram mencionados pelos camaristas.

A preocupação com o transporte público

O primeiro a falar, o vereador Agostinho Petroli, líder do MDB, criticou os horários, rotas e qualidade do transporte que é oferecido para os moradores da cidade, principalmente aqueles que residem em Faria Lemos. “O atendimento que estão dando aos cidadãos é horrível, as repostas são horrorosas” comentou Petroli.

Além dele, os Vereadores Anderson Zanella (PP), Edson Rogério Biasi (PP) e Leopoldo Benatti, líder do Republicanos, também mencionaram a mobilidade urbana e a atenção que o poder legislativo precisa ter com o futuro do transporte na cidade, citando rotas e horários que seriam bem-vindos para a circulação dos coletivos.    

Na quinta-feira, do dia 19 de agosto, representantes do Poder Legislativo, estiveram em Porto Alegre, na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), para buscar alternativas de melhorias e benefícios ao usuário e que possam ser apresentados junto ao projeto de lei que trata sobre o transporte público municipal.  

Os parlamentares buscaram conselhos com o órgão de transporte da capital, pois eles possuem uma grande experiência nas diversas áreas do trânsito, inclusive com ônibus, lotações e demais veículos.

Outras preocupações com Bento

Idasir dos Santos (MDB), falou sobre o sistema de tele agendamento, que foi cancelado, no dia 24 de agosto, devido ao descontentamento dos usuários. Ele disse que entrou em contato com a Secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, para que o atendimento por telefone retornasse nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mantendo os dois sistemas de agendamento.

O vereador Davi Da Rold (PP), mencionou um problema existente no Bairro Borgo. Há uma infestação de ratos no local em que foi instalada uma recicladora. Ele disse que esse problema já aconteceu em outros bairros do município e pediu para que a Câmara consiga encontrar uma área, através de um estudo, em que esse tipo de instalação possa ficar, sem afetar a população.

Além desses tópicos, os parlamentares também mencionaram os 102 anos do clube Esportivo de Bento Gonçalves, que foi comemorado na última semana, no estádio Montanha dos Vinhedos. O vereador Zanella mencionou que o clube é a maior bandeira da cidade de Bento Gonçalves.