Justificativa do projeto é o incômodo que o barulho causa em animais e algumas pessoas, mas empresa do setor contesta proposta

Um Projeto de Lei que tramita na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves prevê a proibição total de fogos de artifício com estampido no município. A justificativa para a medida é que os estalos prejudicam a saúde dos animais de estimação, colocando-os em risco. Para ir à votação, a proposta ainda precisa passar pela aprovação das comissões.
Embora a medida tenha apoio dos grupos de ligados à causa animal, ela gera discussão entre quem comercializa ou utiliza fogos de artifício. Além disso, a justificativa apresentada no projeto também levanta a tese de que os fogos são perigosos para as pessoas, podendo ocasionar queimaduras ou problemas mais graves.
Segundo o autor da proposta, vereador Moacir Camerini (PDT), a ideia surgiu a partir da reclamação da comunidade, sobretudo em eventos esportivos. “Na outra vez, a gente tinha feito um projeto que envolvia todo tipo de fogos. Nesse caso só proíbe com estouro”, enfatiza. Além dos defensores dos animais, o vereador conta que pessoas doentes ou com parentes enfermos também solicitaram a medida.
Na opinião do parlamentar, quem solta fogos de artifício ou comercializa os mesmos, pode migrar para aqueles que não tem som. De acordo com ele, esses tipos continuam a ter validade. “Assim diminui a perturbação das pessoas”, considera Camerini.
A Cia de Fogos Atômica, que produz e comercializa os produtos em Bento Gonçalves, argumenta por meio de nota que “fogos de artifício são sinônimos de alegria, de festas e comemoração”. Além disso, a empresa se diz favorável à regulamentação e afirma que já existem regras para regular a fiscalização, o que faz com que não seja necessário “nenhuma inovação, basta que sejam cumpridas”. A empresa também salienta que outros ruídos do dia a dia podem incomodar pessoas ou animais, mas nem por isso são proibidos.

ONG defende proibição

Segundo a representante do grupo defensor dos animais Sou um Grãozinho de Areia, Márcia Manuel, é muito importante trazer ao debate político a questão dos fogos de artifício. “O barulho deixa os animais extremamente desorientados. Eles têm medo, procuram fugir e se esconder”, comenta.
Ainda segundo ela, nesses momentos muitos mascotes acabam se machucando nas tentativas de fugir. “Eles se batem porque não há como se defender”, observa.
Na opinião de Márcia, não há problema em comemorar, mas frisa que existem outras formas para isso. “Se for algo sem ruído, é tranquilo”, afirma. Ela diz ainda que existe uma cobrança constante sob as lideranças políticas para o desenvolvimento de projetos de proteção aos animais. “Eu apoio o fim dos fogos de artifício”, reitera.

foto: divulgação