Nossa Bento Gonçalves se notabilizou, acredito eu, por construir o futuro com participação de seu povo em diversas ideias e ações que a desenvolveram, melhorando-a, elevando seu padrão de vida e buscando, na maioria das vezes, o bem-estar da sociedade.

Isso sempre foi conseguido através de esforços em conjunto de muitos abnegados que, além de construir sua própria vida, trabalharam filantropicamente para o bem da cidade.

Muitos exemplos poderiam ser citados e um dos maiores ícones desses exemplos foi a Fenavinho e, em decorrência, os pavilhões que abrigam a Movelsul, a Fimma e muitos outros eventos. Qual a importância disso para a atual Bento Gonçalves? Isso não tem preço.

Mas o que me traz a esse tema é o futuro. Como será o futuro de nossa cidade?

Quero dizer que hoje entro no tema do BENTO+20 que está reunindo o pensamento e ações para os próximos 5, 10, 20 anos para nossa cidade, com participação direta de 29 entidades mais o poder público. Se você já conhece ou participa, excelente. Se você não conhece, sugiro conhecer e participar pois traz um verdadeiro planejamento nas áreas da inovação, tecnologia, empreendedorismo, educação, saúde, segurança, indústria, comércio, serviços, turismo, cultura, urbanismo, mobilidade urbana, infraestrutura, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, cidadania e desenvolvimento rural.

Esse plano, chamado de masterplan reúne o futuro, ou pelo menos parte dele, que se quer concretizar. Acesse www.bentomais20.com.br e baixe o seu. É gratuito.

Vejo que muitos hoje estão mais pensando em sua vida particular, em como pagar as contas, em sua empresa. Isso está certo mas se quisermos um futuro tão ou mais desenvolvido que nosso passado, teremos que construí-lo. Ninguém vai fazer isso por você ou por nós.

Uma certeza eu tenho: que se você não participar da construção desse futuro e esperar que outros o façam, ficar esperando o trem passar, ele vai passar e ficaremos para trás.

Pense nisso, participe do Bento+20 (contato via CIC-BG), participe das entidades de sua cidade, continue construindo ou comece a construir desde já teu próprio futuro. Ou outros o farão.

Essa participação coletiva na construção do amanhã de nossa cidade tem que continuar viva. O futuro não espera. Ele precisa ser construído, hoje.

Sucesso.