Quando o assunto é inflação, nosso país é pródigo, sem dúvida. Não estou falando de 10% ao ano, que também é inflação mas estou falando de inflação na real. Acontece que os que possuem menos de 40 anos, dificilmente saberão o que realmente é inflação na prática.

Compare os 2 gráficos abaixo:

Em 1993, a inflação no Brasil foi de 2.477%. Eu disse dois mil, quatrocentos e setenta e sete por cento, no ano. E o Brasil sobreviveu.

Maior índice depois do plano real: 12,5% em 2002.

Se o Brasil sobreviveu à inflação de 2.477% num ano, você acredita realmente que não vai sobreviver a 8,51% nesse ano ( estimativa do IPCA que é o índice oficial de inflação )?

Se sobreviveu a 12,5% em 2002, será que não sobrevive com 8-9% esse ano?

Amigos e amigas leitores(as), sejam sempre motoristas de suas vidas, não passageiro(as). Conduzam suas análises sempre de forma crítica, olhando mais de uma fonte de informação e não se deixem levar por plantonistas do quanto pior, melhor.

Calma. A situação exige cuidados mas atravessamos muitos mares mais revoltos do que o atual cenário da economia brasileira nesse ano de 2021. Note que a estimativa de crescimento é de 5,04%. Isso é uma notícia bem positiva. Lembre disso sempre que estiver numa encruzilhada na esfera econômica. Nem tudo é negativo nesse Brasil brasileiro. Apesar que muitos só apresentam essa lado da moeda.

Pense nisso e sucesso.