Conforme a CNC, o setor deverá movimentar R$ 65,01 bilhões em vendas em todo o país. Caso a estimativa se concretize, esse vai ser o primeiro aumento real de vendas após dois anos de perda

A principal data do ano para o movimento do comércio está chegando. O Natal de 2022, de acordo com a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), deverá movimentar R$ 65,01 bilhões em vendas em todo o país. Caso se concretize, esse vai ser o primeiro aumento real de vendas – +1,2% no faturamento, com a inflação descontada – depois de dois anos de perdas, sem igualar o volume de vendas de 2019.

Em Bento Gonçalves, segundo o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, no final do ano, com certeza o Natal movimenta mais o comércio local do que o réveillon. “Pois é o período de presentear os próximos e, com isso, gera mais vendas. Quanto ao Ano Novo, as compras se concentram na confraternização. Lembrando que, nesse período, sempre temos uma migração para outras localidades, litoral e áreas turísticas, onde acaba gerando o consumo”, destaca.

Sobre a expectativa para a data do “Papai Noel”, Amadio enfatiza que é modesta. “Ainda com os reflexos da pandemia, somada com a eleição e a guerra na Europa, vemos um consumidor retraído por ver sua renda perder poder de compra, devido à inflação e resguardado pelas incertezas econômicas do futuro. Acreditamos num pequeno crescimento real, que seria nominal, descontada a correção monetária do período”, expõe.

Os resultados esperados, em comparação a 2021, devem ser melhores. “Haverá crescimento, mas abaixo do que gostaríamos, porém sempre é um resultado que, mediante o cenário, é comemorado”, relata o presidente do Sindilojas.

Para obter êxito, os lojistas devem se preparar para o movimento de consumidores que acontece no período. “Na verdade, eles investem em mercadoria para ter um mix de produtos que atenda todos os bolsos. Além disso, as contratações temporárias cresceram, sinalizando um investimento no atendimento, sempre prioridade para quem quer encantar seu cliente”, analisa.

Entre os diferenciais deste mês está o funcionamento das lojas no domingo, o que proporciona mais possibilidades de compras para os bento-gonçalvenses. “Agora em dezembro é importante a abertura dos comércios, tanto que a convocação coletiva dá um tratamento diferenciado para esse período. Porém, quem faz a análise e decide por abrir é o empresário, baseado numa estimativa que a abertura irá gerar receita suficiente para pagar os custos da operação”, salienta Amadio.

O presidente evidencia uma pesquisa da Fecomércio-RS, que mostra uma intenção de ticket de R$ 561. “Em sua maioria, elas farão mais compras e no volume 4,3 presente por consumidor”, acrescenta.
Entre os segmentos que mais devem ser beneficiados, se destacam vestuário, calçados e artigos pessoais. “Porém é reforçada também a venda de eletrônicos e eletrodomésticos. Se levarmos o local preferido para as compras, 62% lojas do centro, shopping com 21% e 17% pela Internet sempre cuidando com a logística para que chegue antes da data comemorativa”, conclui.

Visão da CDL

Conforme levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), a estimativa é de que o montante de vendas nesse mês de dezembro seja 12% maior em relação ao registrado no mesmo período de 2021.

O presidente da entidade, Marcos Carbone, ressalta o compromisso da CDL em trabalhar para a valorização do comércio local e na criação de atrativos para ajudar a estreitar ainda mais a relação entre os estabelecimentos e os consumidores. “Seja por meio da qualificação dos profissionais do setor para oferecer atendimento diferenciado, da criação de eventos que oportunizem negócios ou, ainda, de estímulos para que as compras sejam feitas aqui mesmo, no município”, pontua.

Uma das ações é a campanha Bento Natal Premiado, que oferece aos estabelecimentos participantes a chance de adesão à edição desse ano como forma de fomentar as vendas e garantir o retorno dos prêmios ao próprio varejo – com o sorteio de um vale-compras no valor de R$ 3 mil, nove vales de R$ 1 mil, 20 vales de R$ 500 e 20 vales de R$ 400. São 50 prêmios que totalizam R$ 30 mil.

Além disso, a CDL-BG reforça que é necessário que os empreendedores se preparem para receber diversos tipos de pagamento. A entidade realça pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, que revela que o PIX deve ser o segundo método mais procurado para pagamento nessa época do ano, com percentual de 42%. O cartão de crédito ainda fica em primeiro lugar, com 45%, e abaixo, fica o cartão de débito com 36% e o dinheiro será o menos utilizado, 35%.

Cenário nos supermercados do RS

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) menciona que o setor supermercadista já está preparado para as festas de fim de ano, que tradicionalmente registram o melhor período de vendas para o segmento. Segundo o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, a atmosfera positiva oportunizada pela Copa do Mundo e as recentes deflações em alguns alimentos básicos para a população devem garantir um fim de ano positivo para o segmento. Dessa forma, as vendas de Natal e Ano Novo deverão registrar crescimento nominal na casa dos 14% em relação às festas de 2021, o que deverá resultar em um crescimento real de cerca de 4,3%. “O fim das eleições, a Copa do Mundo e a vontade de confraternizar com amigos e família, realizando festas que estiveram represadas em virtude da pandemia nos últimos anos, criam um cenário favorável neste momento ainda lento de retomada”, destaca.

Além disso, a Agas esclarece que os itens mais procurados no período deverão ser os espumantes, com mais de 5 milhões de garrafas vendidas pelo setor em dezembro; os panetones, com pelo menos 4 milhões de unidades comercializadas; as aves natalinas, como peru e chester, com 900 mil aves vendidas; e as caixas de bombom, tradicionalmente adquiridas para presentear, com 4 milhões de unidades a serem comercializadas para o período festivo. “O setor supermercadista gaúcho também deverá gerar pelo menos quatro mil empregos temporários para o período de Natal, Ano Novo e veraneio – e cerca de 40% desses contratos temporários deverão ser efetivados”, finaliza.

Comércio bento-gonçalvense

A gerente da loja Ponto do Calçado, Beatriz Palharini Baldassarelli, explica que o empreendimento se prepara para o final de ano com muitas novidades, promoções e um carisma especial no atendimento. Além disso, ela pontua que a abertura do comércio no domingo é um diferencial. “Ajuda no crescimento das vendas e tem a flexibilidade de horário para clientes”, frisa.

Em relação ao estoque, a gerente explica que dezembro é diferente dos outros meses do ano, com mais variedades de produtos e um estoque maior, além de ser necessária a contratação de mais funcionários para cumprir a demanda. “O fluxo de clientes é maior”, garante.

Conforme Beatriz, um costume das pessoas é deixar para comprar na última hora. Por isso, a loja vai funcionar até o sábado, 24 de dezembro, até as 18h. Ademais, o faturamento deve superar o mesmo período do ano passado, sendo que as perspectivas são positivas. “A expectativa é de 20% de crescimento de vendas”, sublinha.