Com crescimento de 9,82% sobre o ano anterior, o setor vitivinícola comemora o desempenho comercial de 2013, que sinaliza uma retomada de mercado em patamar superior ao obtido em 2010 na categoria de vinhos.
No ano passado, o setor comercializou 388,3 milhões de litros de vinhos, espumantes, sucos e derivados da uva, com todas as categorias fechando o período com índices positivos de crescimento. Como nos anos anteriores, os destaques continuam com os espumantes, com alta de 7,73% e 15,8 milhões de litros comercializados, e com o suco de uva, que sustentou alta de 40,12% na categoria 100% natural pronto para consumo, com 78 milhões de litros colocados no mercado.
Os dados foram apresentados ao setor na tarde de ontem, 4 de fevereiro, em evento realizado em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), no Centro de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves. A apresentação do levantamento da comercialização foi realizada pelo diretor técnico do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) Leocir Bottega.
Os bons resultados também se observam nos vinhos tranquilos. Enquanto que os finos expandiram 7%, com a venda de 20 milhões de litros, os de mesa tiveram alta de 3,2%, com a colocação de 212 milhões de litros.
O evento contou ainda com a avaliação comercial do ano de 2013 e as perspectivas para 2014. Para o suco de uva, o diretor geral da Vinícola Aurora, Alem Guerra explanou. Os dados dos vinhos de mesa ficou a cargo do diretor geral Claudio Góes, da Vinícola Góes, já os vinhos finos foi abordado por Adolar Hermann e o levantamento dos espumantes foi abordado pelo diretor comercial da Vinícola Perini Franco Perini.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 5 de fevereiro.