Setembro mês de grandes comemorações. Em fim, os prenúncios da primavera, com ela, como a juventude que fluem novas esperanças e novos projetos para uma nova vida.

pós a semana da Pátria, que foi uma reflexão sobre os valores de pessoas que sabem construir, e que sabem fazer do pouco grandes reflexões, para construírem a paz, a harmonia e os alicerces das futuras gerações.

“Os valores fornecem os alicerces ocultos dos conhecimentos e práticas que constantemente construímos nas nossas vidas. São crenças de maior categoria, partilhados por uma cultura e que surgem do consenso social. Tornam a vida algo digno de ser vivido, define princípios e propósitos valiosos e objetivam fins grandiosos. Sem transmitir os valores humanos universais, não há como formar cidadãos éticos e preparados para viver em sociedade.”

Enquanto no Brasil, em algumas cidades, foram manifestações negativas, nossa cidade estava enfeitada de um povo ordeiro, demonstrando seus verdadeiros “VALORES.”

Quando o Papa Francisco, visitou o Brasil, na Jornada Mundial da Juventude: “Queridos, sejamos luzeiros de esperança! Tenhamos uma visão positiva sobre a realidade. Incorporemos a generosidade que caracteriza as pessoas e os jovens, acompanhando-lhes no processo de se tornarem protagonistas da construção de um mundo melhor.”

Diz ainda: “Neste santuário, que faz parte da memória do Brasil, podemos quase tocar aqueles valores imateriais que são o coração espiritual de um povo: espiritualidade, generosidade, solidariedade, perseverança, fraternidade e alegria; trata-se de valores que encontram suas raízes mais profundas na fé de cada um.”

“Deus sempre surpreende, como o vinho novo… Ele sempre reserva o melhor.”

Não deixemos entrar em nós a cultura do descartável. Tudo que se compartilha se multiplica. “Nunca desanimem, não percam a esperança, não deixe que se apague a luz que ilumina o seu caminho. A realidade pode mudar. Procurem serem vocês os primeiros a praticarem o bem, a não se acostumarem ao mal.”