Valéria Santin é uma escorpiana determinada e que, apesar das dificuldades ao longo de sua caminhada, encontra em seus pais Alcir Paese e Simone Lopes, no esposo Fabiano – com quem está há quatro anos – e nos filhos motivos para sorrir. “Família é a base de tudo, aqueles que sempre estarão com você quando precisar, não importa a circunstância”, explica.

Natural de Passo Fundo, ainda pequena veio com a mãe e o irmão para Bento Gonçalves, onde morou com a sua avó. “Na época, minha mãe se divorciou e resolvemos nos mudar para a Serra Gaúcha. Passada essa fase difícil, minha mãe casou novamente com o Alcir, esse sim considerado como meu verdadeiro pai, pois nos criou e nos deu amor. Por isso, quando pedem quem é meu pai, tenho muito orgulho em falar o nome dele”, pontua.

Ela é mãe de Eduarda e Luana, fruto de um primeiro relacionamento, e de Leonardo e Joaquim, do atual. Ela conta, orgulhosa e emocionada, que muito lutou para constituir a família que tem hoje. “Com apenas dois meses de relacionamento com o meu atual esposo, engravidei de gêmeos. Após cinco semanas, tive um aborto espontâneo. Com diagnóstico médico de que demoraria para engravidar novamente, no mínimo um ano, seguimos com a cabeça erguida. Porém, como o destino gosta de nos surpreender, dois meses após o aborto engravidei do Leonardo. Foi muita alegria e emoção ao descobrirmos que seria um menino. Após dois anos de casados, resolvemos ter outro bebê, e aí veio o Joaquim”, conta.

Entretanto, após o nascimento de Joaquim, houve um problema de saúde inesperado e ela disse que viveu a pior fase de sua vida. Porém, sem perder a fé, lutou e ouviu dos médicos que sua cura foi um milagre. “O Joaquim estava com 13 dias e fui diagnosticada com pré-eclâmpsia e com um AVC hemorrágico na cabeça. Fiquei 14 dias no hospital, quatro deles na UTI, sem muita perspectiva de vida, pois o caso era muito grave. Mas, graças ao bom Deus, tenho um marido maravilhoso que não deixou eu desistir de lutar em nenhum momento. Meus quatro filhos também foram fundamentais para a minha recuperação, pois só pensava neles e que precisava melhorar para ficarmos juntos novamente. Digo que a fé de toda nossa família foi o que me salvou, pois, após 13 dias no hospital, fiz uma nova tomografia e o coágulo de sangue praticamente tinha sumido. Ainda estou em fase de recuperação, mas a vida segue normal agora”, salienta.

O trabalho
Após o nascimento de Leonardo e antes da chegada de Joaquim, Valéria começou a produzir doces, tortas e salgados em casa para ajudar no orçamento. “Meu marido tem uma agroindústria de destilados e sempre participamos de feiras em todo estado. Nessas idas, percebemos que precisávamos legalizar nosso negócio e abrir uma agroindústria de panificados para também participar das feiras com nossos produtos. Comecei a me especializar e fazer cursos. Vendi meu carro e construímos nossa agroindústria. Um sonho estava se realizando quando a vimos prontinha para trabalhar. Sempre quis ter um negócio próprio e com muito trabalho e dedicação conseguimos juntos. Meus sogros têm um papel fundamental nessa nossa conquista, pois a venda do carro não foi suficiente para a construção e eles sempre nos ajudaram”, completa.

Ela diz que é apaixonada por seu trabalho, principalmente por de estar presente nos momentos mais importantes da vida das pessoas e por trabalhar no meio rural. “Cozinhar e cultivar, esse é o meu papel. Trabalhar na agricultura não é tarefa fácil, principalmente para a mulher, pois, além de pegar no pesado na roça, temos a casa, os filhos, marido e a nós mesmas para cuidar. O trabalho da agricultora é muito árduo e muitas vezes não é reconhecido”, revela.

Filhos
Eduarda 14 anos, Luana 8 anos, Leonardo 3 anos e Joaquim 2 meses.

Qual foi o momento mais feliz na criação de seus filhos? Sem dúvidas o momento que eles começam a chamar a mamãe e o papai, é muito emocionante. Não posso deixar de mencionar a coroação, ano passado, da minha filha, Eduarda, como pequena princesa na escola. Foi emocionante. Até meu pai que não chora por qualquer coisa, chorou.
Quais são alguns dos valores pessoais que são muito importantes para você? Respeito, principalmente aos mais velhos. Autoconfiança, pois somos capazes de fazer tudo que queremos. Lealdade.

Favoritos
Você já teve animais de estimação? Sim, temos dois cachorros: o pompom e o lobo;
Você tem hobbies ou passatempos? Adoro ir ao cinema e ouvir músicas;
Sushi ou assado? Assado;
Felicidade: minha família;
Saúde: não tem preço;
Praia ou campo? Praia;
Um filme/série: A culpa é das estrelas, 50 tons de cinza;
Uma paixão: o Internacional e minha família;
Música? Não tenho nenhuma em especial, mas amo pagode e sertanejo universitário;

Sobre o futuro, quais seus planos?
“Expandir minha agroindústria, abrir um varejo para receber nossos clientes, viajar para o Nordeste. Ainda não tivemos nossa tão sonhada lua de mel, e se tudo der certo pretendemos ir ainda esse ano”.