Edital será lançado nos próximos dias. A conclusão da obra está prevista para 2021

O projeto para construção de uma ponte temática na Rota Vale dos Vinhedos deve sair do papel nos próximos dias. O edital para licitação da empresa responsável pela execução está previsto pela prefeitura para ser aberto no dia 24 de agosto, com um investimento total de R$ 495.950,20, e estimativa de conclusão em seis meses, após o início das obras.

A obra vai substituir uma ponte de madeira que já existe na rua José Lanfredi, no limite com o município de Garibaldi, no acesso à localidade de Garibaldina. De acordo com a diretora-adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Melissa Bertoletti Gauer, o edital prevê alargamento da ponte, muro de contenção através de gabiões, estrutura metálica turística alusiva a parreiras e calçada para pedestres, além de pavimentação asfáltica na José Lanfredi. “A ponte será em concreto armado e as estruturas metálicas servirão para guarda corpo. Na pista, será possível, agora, transitar dois veículos por vez”, aponta.

Imagem captada da internet indicada entrada de acesso à ponte

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, Jones Valduga, a demanda é antiga, mesmo antes do trecho ser utilizado pelo visitante. “O turista, em si, tem acesso a este ponto mais recentemente, devido à utilização de GPS e também pelo desenvolvimento de ações voltadas ao turismo no território de Garibaldi, mas esta via já conta com tráfego considerável de veículos faz bastante tempo, principalmente por moradores e empreendedores. A revitalização é uma ação muito importante, que dotará nossa região de mais um acesso de qualidade e que, além de tudo, apresentará elementos arquitetônicos temáticos da região, o que demonstra que os profissionais envolvidos no projeto entendem a importância desta via inclusive para o turismo”, destaca Valduga.

Outras obras

A construção do túnel no bairro São João está dando seus primeiros passos. Segundo a prefeitura, foi dado início ao trabalho topográfico, e, nesta semana, os coqueiros localizados no trevo de acesso norte ao município, na RSC-470, foram retirados e replantados no bairro Zatt. A remoção das árvores foi realizada com acompanhamento de um engenheiro florestal.

Foto: José Martim Estefanon, divulgação