Inauguração do novo trecho foi realizada no sábado, 9 de março, e contou com a presença de autoridades e representantes locais

A comunidade do Vale do Buratti, localizada entre os municípios de Pinto Bandeira e Bento Gonçalves, é conhecida por suas belas paisagens, a proximidade ao Rio das Antas e por seu povo acolhedor e trabalhador.
Até a década de 1960, o local se destacava pelo cultivo de cereais. A partir desse período, intensificou-se o cultivo da uva. Atualmente, a viticultura representa a base da economia do Vale do Buratti, chegando a cinco milhões de quilos de uva produzidos. Toda essa produção é destinada à Cooperativa Vinícola Aurora.

Mais de cinco milhões de quilos de uva

A obra de pavimentação e sinalização da estrada, fruto de recursos de emenda parlamentar enviada pelo deputado federal Osmar Terra, que contribui grandemente para o desenvolvimento local. Cerca de um quilômetro de asfalto novo assegura aos moradores da comunidade uma melhoria na qualidade de vida e na locomoção diária. Muitas pessoas moram no Buratti e trabalham em Bento Gonçalves e região, e vice-versa. Além disso, outro grande benefício desta obra é sanar a necessidade da melhoria das condições de escoamento da safra dos produtores rurais.

O deputado federal Osmar Terra comemorou a inauguração do novo trecho asfáltico e incentiva uma maior valorização dos trabalhadores rurais da região. “Temos que incentivar o país, garantir que dá certo e defender os agricultores da Região da Uva e Vinho, a família e os valores”, declara.

Na ocasião da inauguração do novo trecho, que custou R$ 983.487,47, Renê Tonello, morador do Vale do Buratti e presidente da Cooperativa Vinícola Aurora, demonstrou sua admiração e orgulho pelos agricultores da região, responsáveis pelo desenvolvimento de uma localidade tão próspera. “Aqui temos um povo que não tem medo de trabalhar. Oferecem à Aurora um produto de qualidade, resultado de um cultivo com ensinamentos que passam de geração a geração”, enaltece.

Valorização e reconhecimento do agricultor

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, também homenageou a comunidade e celebrou a nova conquista. “Pinto Bandeira, como cidade filha de Bento Gonçalves, tem um pessoal muito esforçado, que merece ter mais qualidade de vida, pelo tanto que trabalham. Valorizar os produtores de uva e a comunidade, é reconhecer a importância a também uma forma de agradecer essas pessoas, essenciais para o desenvolvimento não só do município, mas de toda região. Trago também a novidade de que serão asfaltados cerca de 1,7 km da parte de Bento Gonçalves muito em breve, contribuindo ainda mais para o progresso do Buratti”, pontua.

Presenças importantes

O evento contou com a presença de figuras importantes da comunidade, além de representantes políticos locais e das soberanas da 6ª Festa do Pêssego.
Também estiveram presentes João Adelino Tonello, ministro da Eucaristia na Paróquia Santo Antônio há 40 anos; os padres Clóvis Luiz Rombaldi, pároco do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia e Luiz Carlos Conci, vigário da Paróquia Mãe de Deus e natural do Vale do Buratti, que trouxeram uma reflexão sobre o trabalho e a bondade. Ofereceram as bênçãos ao local e a comunidade, com oração e água benta.

Desenvolvimento e trabalho

Já o prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, demonstrou sua imensa gratidão a todos os envolvidos na obra, desde o projeto, passando pela execução, até sua conclusão. O prefeito foi aclamado pelos participantes ao exaltar a comunidade, tão tradicional e trabalhadora, e encara como recompensa do trabalho árduo, o asfalto que era aguardando há tempos. ”Esta obra de pavimentação é de extrema importância para a comunidade pinto-bandeirense e região, pelo seu impacto na oferta de benefícios. Intensificar as melhorias é compromisso da gestão municipal, tendo em vista o desenvolvimento local. Para concretizar o marco deste acontecimento, inauguramos também um monumento, talhado em pedra por um morador local. A idealização desta obra veio do deputador Osmar Terra, e o poder municipal não mediu esforços para entregar um resultado de qualidade, que vai perdurar por muitos anos, e que é de uma relevância enorme para toda região, mudando a história dessa comunidade de agora em diante”, comemora

A autoridade aproveitou para “agradecer a todos que de alguma forma apoiaram este grande benefício para quem transita por esta estrada, principalmente transportando o fruto do trabalho destas famílias que moram nesta e em outras localidades vizinhas”, completa.