As doses estarão disponíveis nos postos de saúde da rede municipal. O público alvo são idosos, gestantes e crianças

Como enfrentar o inverno com saúde e bem estar? Esta pergunta torna-se frequente em consultórios médicos nesta época do ano. Resfriados, dores pelo corpo, gripes, problemas respiratórios são os campeões de reclamações. Segundo especialista, boa alimentação, higiene, vestir-se adequadamente e se imunizar são os caminhos para encarrar a estação. Pensando nisto,  a prefeitura passa a disponibilizar nos postos de saúde de Bento Gonçalves, entre os dias 23 de abril a 1º de junho, as doses da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

Conforme a doutora infectologista Carla Domingues, os hábitos saudáveis fortalecem o  organismo e auxiliam e criam condições de produção dos anticorpos, que vão fazer a proteção contra a doença. “Muitas pessoas vão ter gripe e não vão ter complicações. E vai ser basicamente quem não tem outras doenças de base e tem uma vida saudável, praticam esporte, tem uma alimentação saudável, ingerem bastante líquido, comem bastante verdura. Essas pessoas têm um organismo mais em condições de enfrentar uma doença, inclusive a gripe”, ressalta.

Quanto aos cuidados associados a alimentação, a especialista orienta para uma dieta diversificada. “O sistema imunológico do nosso corpo tem uma série de reações bioquímicas que dependem de minerais específicos, vitaminas e aminoácidos, assim, uma dieta pobre e incompleta pode não oferecer os nutrientes necessários e as células de defesa de nosso corpo acabam ficando menos eficientes”, alerta.

Sobre os cuidados, para quem já está gripado, Carla enfatiza que a atenção deve ser  redobrada. “Se a pessoa já está doente, o alerta é ainda maior em relação à alimentação. Nesses momentos, mesmo com a indicação de uso de complementos nutricionais, como a vitamina C”, disse.

Outra orientação da infectologista é para a hidratação e ingestão de frutas e sucos como  como laranja, limão e acerola.

Questionada sobre a efetividade da vacinação, Carla ressalta a efetividade. “A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, por exemplo”, explica.

 Vacinação em Bento

O Poder Municipal de Bento Gonçalves, atento aos cuidados com a população, espera imunizar 90% dos grupos prioritários. Esta é a estimativa proposta pela Secretaria de Saúde.

A vacina será oferecida para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, aos idosos acima de 60 anos,  aos trabalhadores da saúde, às gestantes (em qualquer fase da gravidez), as puérperas,  portadores de doenças crônicas não transmissíveis, povos indígenas e os professores das escolas públicas e privadas. As doses são gratuitas.

No primeiro momento, pessoas acima de 60 anos e trabalhadores das áreas da saúde receberam atenção municipal. Após o dia 2 de maio, o cronograma será expandido aos demais públicos.

Conforme a Secretaria de Saúde de Bento, os idosos, as crianças, as gestantes e as puérperas são as pessoas que mais se beneficiam com a vacina, porque, além de proteger contra a gripe, ela previne as complicações da doença, reduzindo o número de internações hospitalares por causa de problemas respiratórios. A doença é causada por um vírus altamente contagioso que pode até levar à morte em casos extremos.

A vacina da gripe será aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Além das doses da gripe, durante a campanha, também será oferecida a vacina contra o tétano para todas as pessoas com 60 anos de idade ou mais.

No sábado, dia 12 de maio, as Unidades de Saúde estarão abertas para a vacinação da gripe. Neste dia a Unidade Móvel de Saúde (ônibus amarelo) também estará oferecendo a vacina na Via Del Vino em frente à Prefeitura.

Os técnicos da Secretaria Municipal da Saúde estimam que, da mesma maneira como ocorreu na campanha de 2017, a meta de vacinação seja ultrapassada em 2018.