Segundo relatos, deslizamentos começaram há quatro anos

Há pelo menos quatro anos o casal Telemaco Baccega, 54 anos, e Cassiana Patussi, 48 anos, convivem com o medo e a insegurança causada por erosões nos fundos do terreno da casa onde vivem no bairro Santo Antão. Conforme os moradores, os problemas são frutos de deslizamentos causados pelo crescimento do Cemitério do bairro e pouca manutenção do entorno.

Segundo Baccega, em outras gestões da administração municipal, foi prometido aos moradores do bairro a construção de um muro que iria cercar todo o cemitério. Ele reclama que “a Prefeitura, na época, fez apenas a construção na avenida. Nas casas, nos fundos dos terrenos como foi prometido nada foi feito. O problema está aqui, não lá”, indigna-se.

O casal que reside há 20 anos no mesmo local relata que há cerca de quatro anos a situação vem piorando. “Hoje percebemos um ‘morrinho’, antes não tinha nada ali”, disse Baccega.
Além de minimizar os deslizamentos, os moradores esperam com a construção do muro diminuir a quantidade de resíduos, que, conforme relatos, são jogados do cemitério para o pátio. “Já encontramos lajotas, pedaços de túmulos, coroa de flores, latas de flores, vidros, uma diversidade de coisas”, relata Baccega.

O casal ainda lembra que a prefeitura colocou uma grade para cercar o cemitério por questão de segurança. De acordo com eles, uma criança já caiu no terreno, fruto de uma brincadeira entre colegas na saída da aula.

Para solucionar o problema das erosões e dos resíduos nos pátios, alguns vizinhos chegaram a construir um muro. Atualmente, alguns cobram da prefeitura os custos da obra. Sobre a possibilidade da construção, Baccega e Cassiana afirmam manter a esperança de que o Poder Municipal atenda ao pedido.

Conforme a prefeitura o secretário Amarildo Lucatelli esteve no local. A situação foi encaminhada para o setor de projetos fazer uma análise, junto ao jurídico, sobre a construção do muro. Sobre o lixo, não foi constatado que seria do cemitério. Sobre a vegetação, a Secretaria responsável irá providenciar a limpeza.