O número de adolescentes entre 12 e 17 anos, que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 ultrapassou 568 mil no Rio Grande do Sul. O número representa 65,9% dos jovens nessa faixa etária que estão aptos a receberem o imunizante. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 28, pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Até o momento, desse total, 4% já estão com o esquema vacinal completo, ou seja, com a segunda dose aplicada. 

Conforme a SES, no total, entre a primeira e a segunda doses, 568,1 mil deles foram vacinados em todo o Estado, a maioria desde 13 de setembro, quando passou a ser aplicada a vacina da Pfizer no grupo que não apresenta comorbidades. “Já era esperada uma grande adesão entre os adolescentes”, disse a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Tani Ranieri. 

Em Bento Gonçalves, por exemplo, as equipes de vacinação já imunizaram, até esta quinta-feira, 4.041 adolescentes com a primeira dose da vacina.

Vacinação no público em geral 

Entre a população em geral, o Rio Grande do Sul imunizou praticamente quatro em cada cinco habitantes. Em termos exatos, 78,4% da população receberam pelo menos a primeira dose. Em relação aos gaúchos e gaúchas acima dos 18 anos, já foram vacinados 93,9% do total. Os imunizados com a segunda dose ou com dose única equivalem a 60,3% da população em geral e 76,8% dos gaúchos e gaúchas acima dos 18 anos.